SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 17 de março de 2020

GLÓRIA E PODER DE SÃO JOSÉ

Dia 17

SÃO JOSÉ PATRONO E MODELO DOS OPERÁRIOS

É a parte superior do quadro catequético que ilustra o tema de hoje.
   São José foi pobre e humilde carpinteiro. Viveu na oficina. Teve as mãos calejadas no rude labor. Sustentou a Sagrada Família com o suor da sua fronte. Viveu na luta e no sacrifício do operário pobre, desprotegido e sofredor. Nenhum operário, no entanto, teve como José uma honra: trabalhar, para sustentar como o suor de sua fronte, Aquele que de ninguém tem necessidade e no entanto quis ter fome, quis sofrer como pobre para ser alimentado e vestido e sustentado por São José, seu Pai nutrício. Lá, na santa casa de Nazaré, se realizava à letra o que disse Nosso Senhor: "Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber". O Homem-Deus teve fome, teve sede, e quem o socorreu e sustentou foi São José! Eis porque o trabalho do Santo Patriarca já teve o mais nobre fim, o mais elevado, o mais santo que já houve na terra. 

   Com toda razão São José é o modelo e o patrono dos operários. Ouçamos alguns Papas: Leão XIII: ... Os que nasceram em berços da pobreza e sentiram os golpes rudes da adversidades da fortuna, vejam em São José a imagem da grandeza de alma com que devem ficar... Porém os proletários os operários, quantos vivem deserdados, devem, de modo singular e com direito próprio, recorrer a José e tomar dele o que hão de imitar". 
   Outro Papa, Bento XV, assim fala: "Para que os operários, e todos quantos ganham o seu sustento no trabalho, se conservem imunes do contágio do socialismo, a todos propomos encarecidamente a São José como modelo a quem devem imitar, e como Patrono a quem devem venerar". 

   "Para assegurar a paz de Cristo no reino de Cristo, disse o Papa Pio XI, colocamos a grande ação da Igreja Católica contra o comunismo ateu mundial sob a proteção do poderoso Protetor da Igreja, São José. Pertenceu ele à classe operária e sentiu o peso da pobreza em si e na Família Sagrada, da qual era o Chefe solícito e abnegado. A São José foi confiado o Deus-Menino, quando Herodes enviou sicários para o matar. Com uma vida de fidelíssimo cumprimento do dever quotidiano, deixou um exemplo de vida a todos. Deixou um exemplo de vida a todos que ganham o pão com o trabalho de suas mãos".


EXEMPLO

O velho José

   As Irmãzinhas dos Pobres fundaram, em Barcelona, a sua primeira casa na Espanha. Num casarão pobre estabeleceram um Asilo de Velhos. A princípio recebiam só mulheres. Um dia, lhes aparece um velho em andrajos, trêmulo, em estado de extrema miséria. Pedia um abrigo. De há muito vagava pelas ruas, sem teto e sem pão. Com cerca de oitenta anos, o infeliz só esperava a morte num recanto onde pudesse se abrigar.

   - Não há lugar aqui, diz-lhe a Madre Superiora; só recebemos mulheres. Como se chama?
   - Meu nome é José.
   - José! José! murmura a boa Madre, e toma logo uma resolução: pois receberei o velho, custe-nos os maiores sacrifícios. Seja tudo por amor de São José. Como hei de abandonar um miserável que traz o nome de nosso Santo Patrono? E dá ordem a uma das Irmãs:
   - Minha Irmã, saia já e compre roupa e o necessário para este velhinho.

   Imediatamente soa a campainha da portaria. Entregam um pacote enorme. Abem-no. É um terno de roupa nova para homem e muitas outras peças necessárias de vestuário, coma, etc.. O Bem velhinho sorria, feliz. E nunca mais São José deixou faltar coisa alguma no Asilo. Dentro em breve levantam o pavilhão dos homens e a Instituição se torna uma das maiores e mais famosas. 

   Nasceu e se desenvolveu sob a proteção de São José. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário