2 de março
Leitura espiritual - QUEM É SÃO JOSÉ?
Criatura singular e privilegiada!
O Pai adotivo de Jesus Cristo, nosso Deus, e Esposo castíssimo de Maria, Mãe de Deus; o maior dos santos; o justo.
Não se pode acrescentar nada mais a isto.
O Santo Patriarca fora predestinado por Deus, estava no plano divino da Encarnação. Jesus havia de nascer de uma Virgem, Maria Imaculada, e esta Virgem Puríssima seria esposa do castíssimo e santíssimo José.
O anjo Gabriel, diz São Lucas - (I, 20) - fora enviado a uma virgem desposada com um varão que se chamava José.
O anjo anuncia à Virgem o mistério adorável da Encarnação, e, ligado a este mistério, o nome de São José. Era o esposo virginal da Mãe do Verbo. Seria o Pai adotivo, o guarda, o sustentáculo do Salvador do mundo.
Seria chamado Pai do Pai de todas as criaturas. Amparo de quem ampara o Universo. Senhor do Senhor dos senhores, do Rei dos reis.
José foi esposo de Maria para que, convenientemente, viesse ao mundo o Verbo Encarnado. Havia de nascer Jesus de uma virgem, mas de uma virgem desposada. E São José foi esse esposo predestinado e singular. Para tanto devia ser um homem santo, o justo.
Então, quem é São José? É o esposo de Maria, diz o Evangelista, da qual nasceu Jesus.
EXEMPLO
São Francisco de Sales e Santa Joana Francisca de Chantal
São Francisco de Sales foi, durante toda sua vida, devoto e apóstolo do culto de São José. Na festa de 19 de março, celebrava missa solene e convidava, para festejar a São José, todos os músico e cantores de Annecy. Pregava com entusiasmo neste belo dia. São tão belos e tocantes os panegíricos de São José nos sermões do melífluo Doutor! No dia da festa de 19 de março de 1664, escreveu ele a Santa Joana de Chantal: 'Minha filha, eu vos envio as ladainhas de São José, este pai querido, nossa vida e nosso amor. Se não puder cantar, balbucie ao menos tão belas invocações".
A devoção a São José, já transmitida à Ordem da Visitação pela fundadora Santa Joana de Chantal, que a havia recebido carinhosamente de São Francisco de Sales como um tesouro, Santa Chantal se alistou numa associação de São José e fez inscrever na mesma a todas as religiosas. Trazia sempre no livro da Regra uma imagem de São José e dizia: "Quando começo minha leitura, beijo primeiro os pés de meu São José.
Nunca deixou de fazer cada dia a oração junto à imagem de São José, colocada na sala do capítulo. Dizia ela às suas religiosas: É preciso levar sempre consigo os bons amigos do céu (referindo-se à Sagrada Família). Como isto faz Bem!
E sempre que, falando ou escrevendo, se referia a São José, Santa Chantal usava a expressão de São Francisco de Sales: São José, o santo querido de meu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário