SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 2 de julho de 2017

EPÍSTOLA DO QUARTO DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES


"Efetivamente eu tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória vindoura, que se manifestará em nós. Pelo que este mundo criado espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. De fato, o mundo criado foi sujeito à vaidade, não por seu querer, mas pelo daquele que o sujeitou com a esperança de que também o mundo criado será livre da sujeição à corrupção, para participar da liberdade gloriosa dos filhos de Deus, Porque sabemos que todas as criaturas gemem e estão como que com dores de parto até agora. E não só elas, mas também nós mesmos, que temos as primícias do espírito; também nós gememos dentre de nós mesmos, esperando a adoção de filhos de Deus, a redenção do nosso corpo" (Rom. VIII, 18-23).

Ideia geral de todo o capítulo 8º: S. Paulo estabelece um contraste entre a carne e o espírito na vida moral. Os que são da carne, gostam das coisas materiais; os que são do espírito, apreciam o que é espiritual. A prudência da carne é morte, a do espírito é vida.

 Jesus Cristo presente na alma é quem realiza esta vida segundo o espírito: "Ele está em vós dando vida ao vosso corpo mortal". "Somos filhos de Deus. Filhos e herdeiros. Herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, desde que padeçamos com Ele para sermos glorificados com Ele", prossegue. E depois faz uma digressão: "Tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória vindoura, que se manifestará em nós". E nos que sofrem, o Apóstolo procura excitar a esperança da posse da felicidade no reino do Pai, de quem somos filhos adotivos. E, afim de nos ajudar em nossa fraqueza, o Espírito Santo pedirá por nós orando como convém.

"Aos que amam a Deus, tudo contribui para o seu bem; e são os chamados santos, segundo os desígnios do Eterno". Portanto, quem ama verdadeiramente a Deus corre a passos de gigante nos caminhos da perfeição. Este amor é a caridade que é "o vinculo da perfeição.

E São Paulo dá a explicação de tudo isso: "Os que Ele conheceu na sua presciência, predestinou-os para fazê-los semelhantes à imagem de seu Filho, para que este seja o Primogênito dentre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; e aos que chamou, também justificou; e aos que justificou também glorificou". Assim, o esforço em imitar a Nosso Senhor Jesus Cristo é a maior segurança de conquistar o Céu. É sinal de predestinação. "Se Deus é por nós, quem será contra nós? Se Deus não poupou seu próprio Filho e O entregou por nós, não nos dará com Ele tudo o mais? Quem ousará acusar os escolhidos de Deus? Se Deus os justifica, quem os condenará". E assim conclui com toda lógica: "Quem nos separará da caridade de Cristo? a tribulação, a angústia, a fome, a nudez, o perigo, a perseguição, a espada?" e prossegue: "Eu estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os Anjos, nem os Principados,  nem as Virtudes, nem as coisas presentes, nem as futuras, nem a violência, nem a altura, nem a profundidade, nem coisa alguma poderá separar-nos da caridade de Deus, que está em Jesus Cristo Senhor Nosso".


Conclusão: Caríssimos, os sofrimentos da vida presente, se aceitos em união com Jesus Cristo, por amor a Ele, são as moedas para comprarmos a glória celeste. São Paulo foi arrebatado ao Céu e depois disse: "Nem olho  viu, nem ouvido  ouviu, nem  entrou no coração do homem, o que Deus preparou para aqueles que o amam". E aí compreendemos a exclamação do Apóstolo: "Sinto alegria em meus sofrimentos": é que sabia a glória imensa que o aguardava no Paraíso. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário