SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O 2º MANDAMENTO PELA EXPLICAÇÃO DO QUADRO CATEQUÉTICO (parte positiva)

Quadro catequético sobre o 2º Mandamento (parte positiva)
Explicação do quadro: 
Na parte superior principal maior, vemos representada a Apresentação de Nossa Senhora no Templo de Jerusalém. Segundo à tradição a Virgem Maria com a idade de três anos foi entregue por seus pais São Joaquim e Santa Ana no Templo para se consagrar a Deus pelo voto de virgindade. Nos primeiros degraus , à direita, vemos representados seus pais, Joaquim e Ana; e à esquerda o Sumo Sacerdote que a recebe. No alto, sob o pórtico, vemos representados o santo velho Simeão e a santa profetisa Ana que contemplam  a santa Menina com admiração abrindo os braços para a receber. Os anjos rodeiam-na, fazendo corte à sua Rainha. Os degraus da escadaria do Templo são juncados de rosas para significar as virtudes da Virgem Maria e também estas rosas nos lembram os mistérios de Rosário que se referem à Nossa Senhora.
  




Detalhe do quadro catequético: representa o que está explicado ao lado
Na parte inferior do quadro, à esquerda, vemos representado Jefté, juiz do povo de Deus, voltando vitorioso de uma batalha contra os pagãos Amonitas. Assim lemos nas Sagradas Escrituras: "O espírito do Senhor foi pois sobre Jefté, e ele dando volta por Galaad, pelo país de Manassés, por Masfa de Galaad, e, passando dali até aos filhos de Amon, fez um voto ao Senhor, dizendo: Se entregares nas minhas mãos os filhos de Amon, a primeira pessoa (outros traduzem: aquilo), seja ela qual for, que sair das portas de minha casa, e vier ao meu encontro quando eu voltar vitorioso dos filhos de Amon, eu a oferecerei ao Senhor em holocausto" (Juízes, 11, 29-31). Diz a Bíblia que o Senhor entregou os amonitas nas mãos de Jefté. "Ora, voltando Jefté para sua casa em Masfa, sua filha única, porque não tinha outros filhos, saiu-lhe ao encontro com tímpanos e danças. Quando a viu, (Jefté) rasgou as suas vestes e disse: Ai de mim, minha filha, que me enganaste e te enganaste também a ti; porque eu abri minha boca (fazendo um voto) ao Senhor; e não poderei fazer outra coisa. Ela respondeu-lhe: Meu pai, se abriste a tua boca (fazendo um voto ao Senhor), faze de mim o que prometeste, pois que te concedeu a vingança e a vitória de teus inimigos. E disse a seu pai: Concede-me somente o que te peço: Deixa-me que vá pelos montes durante dois meses, e que chore a minha virgindade, com as minhas companheiras. Ele respondeu-lhe: Pois vai. E deixou-a ir durante dois meses. E, tendo ido com suas companheiras e amigas, chorava a sua virgindade pelos montes. Passados os dois meses, voltou para seu pai, o qual cumpriu o voto que tinha feito, e ela não tinha conhecido varão" (Juízes, 11, 34-39). 
  Como a Bíblia não diz o que Jefté fez para cumprir o voto, há muitas opiniões entre os comentadores das Sagradas Escrituras. São Jerônimo não teme dizer que Jefté foi temerário em fazer este voto; e ímpio em cumpri-lo. Mas muitos outros Santos Padres e exegetas modernos são de opinião que Jefté não cumpriu o voto matando sua filha em holocausto a Deus (era proibido por Deus oferecer-Lhe seres humanos), mas consagrando a Deus por todo a sua vida a virgindade de sua filha. Podemos legitimamente pensar que aqueles dois meses pedidos pela filha foram providenciais para dar tempo a Jafté de pensar e até consultar o próprio Deus de como poderia comutar seu voto. Aliás, São Paulo na Epístola aos Hebreus XI, elogia a fé de Jefté. E devemos levar em conta, por outro lado, que em nenhum lugar da Bíblia há uma palavra de Deus reprovando a atitude deste Juiz do povo de Israel. Pelo contrário, além de São Paulo como acabamos de ver, também o Espírito Santo elogia todos os Juízes, no livro do Eclesiástico, capítulo 46, 13-15, "como homens santos e que não se apartaram do Senhor". 
  Há um estudo maior sobre este voto de Jefté, mas não é aqui o lugar para apresentá-lo e creio ser suficiente o que acabamos de expor.  

Em baixo do quadro, à direita, vemos representados marinheiros de joelho diante dum altar da Santíssima virgem. Eles fizeram um voto, durante uma tempestade, de visitar um santuário de Maria Santíssima se se escapassem da morte. Tendo sido ouvidos, eles veem cumprir seu voto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário