SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Explicação mais ampla do 1º Mandamento (parte negativa)

   Como já vimos, a parte negativa de um mandamento é o que ele proíbe. A parte positiva, é o que ele ordena.
   Que é que nos proíbe o primeiro Mandamento da Lei de Deus? 
  R.: O primeiro Mandamento proíbe-nos tudo quanto seja contrário à verdadeira Religião, a saber: a impiedade, a idolatria, a superstição, a irreligiosidade (cujo ato principal é o sacrilégio), a heresia, a ignorância das verdades da fé, e todo e qualquer pecado contra a religião, como, por exemplo todo o comércio ou trato com o demônio, e o filiar-se às seitas anticristãs.
   Explicação: 1- Que é impiedade? R.: Em geral dizemos ímpio o que é malvado; mas em sentido estrito é o que recusa todo o culto a Deus. Infelizmente, não são poucos também os cristãos que em nossos dias se tornam culpados de impiedade. Não são aqueles que deixam de prestar a Deus a honra devida, mas os que positivamente, com vontade deliberada, recusam, negam a Deus o culto, a honra que Lhe compete, isto é, recusam honrá-Lo como Ele tem direito e quer ser honrado, visto que é nosso supremo Senhor e último fim.
   Deus não precisa do nosso culto; mas nós temos esse dever como homens, como cidadãos, como cristãos; e temos necessidade dele porque é o único meio pelo qual podemos tornar-nos dignos do fim celeste a que Deus nos destinou. 

   2- Que é a idolatria? R.: Chama-se idolatria o prestar a alguma criatura, por exemplo a uma estátua, a uma imagem, a um homem, o culto supremo de adoração, devido só a Deus.
   Explicação: Na Sagrada Escritura está expressa a proibição da idolatria com as palavras: "Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo o que há em cima, no céu, e do que há embaixo , na terra. E não adorarás tais coisas, nem lhes darás culto" (Êxodo, 20, 3, 4 e 5). É claro que com estas palavras Deus não está proibindo toda espécie de imagens, mas só as das falsas divindades, feitas com intuito de adoração, como faziam os idólatras. E tanto isto é verdade, que o próprio Deus deu ordem a Moisés para fazer algumas, como as duas estátuas de querubins que estavam sobre a arca, e a serpente de bronze no deserto. Muito tempo depois, o rei Ezequias, mandou destruir esta escultura da serpente porque o povo passara a prestar a ela um culto de adoração. Por isso, embora, Deus mesmo a tenha mandado esculpir, aprovou a atitude de Ezequias. A Santa Igreja tem nos seus templos sagrados e os fiéis em suas casas imagens: umas para enfeite e outras para venerar os santos que representam, mas nunca para odorar. Quando os protestantes dizem que os católicos adoram  imagens, ou falam por ignorância ou por calúnia.

3 - Que é superstição? R.: Chama-se superstição toda e qualquer devoção (ou melhor dizendo sandice) contrária à doutrina e ao uso da Igreja, bem como o atribuir a uma ação ou alguma coisa uma virtude sobrenatural que ela não tem. Na verdade, é um desvio do sentimento religioso, é uma compreensão errônea, falha, do culto e da sua prática.
   Superstições são, por exemplo: as vãs observâncias nas quais, no fundo, se confia numa intervenção superior, quer de Deus, quer dos espíritos, bons ou maus; a adivinhação, isto é, querer descobrir o futuro, por meio de cerimônias totalmente inadequadas. Consultam-se médiuns, pitonisas etc. Lemos na Bíblia que o rei Saul foi ter com a pitonisa de Endor, para conhecer o desfecho da guerra que ele tinha empreendido (Conf, 1Samuel 28, 7-21); a magia, isto é, pretender produzir fenômenos extraordinários, ultrapassando as forças comuns da natureza; o espiritismo enquanto é invocação dos espíritos, no intuito de aprender coisas ocultas. Mesas chamadas falantes ou escreventes, consultas à almas dos mortos são práticas do Espiritismo, supersticiosas e muitas vezes não estão isentas de intervenção diabólica, e por isso são justamente interditas pela Santa Igreja.
Obs.:   Sobre o caso de Saul consultando a pitonisa de Endor, devemos dizer que foi um ato condenável porque a necromancia é proibida por Deus no Livro do Levítico 19, 31; e 20, 6. De acordo com a maioria dos exegetas, Samuel apareceu realmente, não, porém, por força das palavras da pitonisa (ou necromante) a qual inclusive ficou aterrorizada. A aparição do profeta Samuel, foi por obra de Deus que quis anunciar por boca de Samuel o grande castigo.

4 - Que é irreligiosidade? R.: É a falta de respeito a Deus, ou diretamente, ou nas coisas e pessoas que lhe são consagradas. Por isso, o principal ato de irreligiosidade é o sacrilégio, que consiste em tratar com irreverência e desdém o que é consagrado ao Senhor. Por isso, também, o sacrilégio mais grave é o cometido contra a Santíssima Eucaristia.
   Que é sacrilégio? R.: É a profanação de um lugar, de uma pessoa ou de uma coisa consagrada a Deus ou destinada ao seu culto.

5 - Que é heresia? R.: É um erro culpável de inteligência, pelo qual se nega com pertinácia alguma verdade de fé. A heresia equivale a não crer na autoridade de Deus, como se Ele ou não merecesse fé ou não tivesse assegurado a veracidade da doutrina que, em seu nome, a Igreja nos ensina.

6 - Que é ignorância das verdades da fé? R.: É desconhecer por culpa própria as verdades de fé. A criança não conhece, ignora as verdades da fé, mas a sua ignorância não é culposa porque acabou de chegar ao uso da razão. O adulto, pelo contrário, tem culpa se não conhece as verdades da fé, ou porque não tem querido aprendê-las, não indo ao catecismo, ou porque já se esqueceu do que tinha aprendido, não tendo voltado às instruções. No que não se conhece não pode ele crer; e, não crendo naquilo que Deus nos propõe por meio da Igreja, comete pecado: ofende a Deus porque não o reconhece, não o ama e não o serve, como é seu dever. Tal ignorância é, em nossos dias, mais culposa ainda, porque são maiores e mais fáceis os meios de instrução, e é maior o seu dever e necessidade, pois a religião é mais combatida com preconceitos, calúnias e erros, que são tão largamente difundidos por todos os meios modernos. Se os maus empregam a Internet para o mal, devemos empregá-la para o bem.
   Caríssimos, guardemo-nos da impiedade prática, tão espalhada em nossos dias. Procuremos que o nosso coração seja sempre de Deus; e nunca levantemos nele um altar a qualquer paixão. Devemos ter muito cuidado em evitar o grande pecado do sacrilégio. Procuremos receber os sacramentos com as devidas disposições. Receber os sacramentos dos vivos sempre na graça de Deus. Cresçamos sempre mais no amor à doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, estudemos o catecismo, ouçamos com atenção os sermões, e não deixemos passar um dia sem fazer a nossa Leitura Espiritual, sobretudo dos Santos Evangelhos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário