SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O 1º MANDAMENTO PELA EXPLICAÇÃO DO QUADRO CATEQUÉTICO (parte negativa)

Quadro catequético representando o que Deus
proíbe pelo 1º Mandamento (parte negativa)
   Explicação do quadro: Este quadro representa três gravíssimos pecados contra o Primeiro Mandamento da Lei de Deus:
   A parte principal representa os Israelitas adorando o bezerro de ouro no deserto. Moisés entretinha-se com Deus no alto do Monte Sinai. Mas o povo  vendo que Moisés tardava em descer do monte, juntou-se contra Arão e disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque não sabemos o que aconteceu a Moisés. Arão acedeu ao pedido do povo e, com o ouro dos brincos arrecadados, Arão fez um bezerro de ouro. E os Israelitas prostram-se diante deste ídolo adorando-o; imolaram-lhe hóstias e disseram: Estes são, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. À moda dos pagãos, fizeram festa: assentaram-se para comer e beber e depois, levantaram-se para dançar em torno do ídolo. 
   E o Senhor disse a Moisés: "Desce, pois teu povo pecou. Fez um bezerro de ouro para o adorar. Moisés desceu do monte, trazendo na mão as duas tábuas da Lei. Chegando perto do acampamento enxergou o bezerro de ouro e os grupos dos dançarinos. Possuído de violenta cólera, quebrou as tábuas da Lei, arremessando-as por terra. Apanhou depois o bezerro de ouro, reduzindo-o a pó. Misturou este pó com água e obrigou a povo a bebê-la. Deus quis aniquilar este povo. Mas Moisés intercedeu por ele, e Deus mandou que fossem mortos somente 3.000. Deus atendeu a oração de Moisés e renovou os mandamentos, pela segunda vez, em duas outras tábuas de pedra. Moisés permaneceu no Sinai 40 dias e 40 noites sem comer nem beber. 

Detalhe do quadro: Heliodoro castigado por causa do
pecado de sacrilégio roubando no Templo sagrado
   Na parte inferior do quadro à esquerda, vemos representado o sacrilégio de Heliodoro, que tentava roubar os tesouros do templo. Seleuco, rei da Síria, ouviu falar das grandes riquezas do Templo. Enviou, por isso, Heliodoro, seu primeiro ministro, a Jerusalém, para trazer o tesouro. Heliodoro dirigiu-se à sala do tesouro. Mas, nesse momento, aproximou-se um cavaleiro montado em um cavalo magnificamente ajaezado. O cavalo atirou-se contra Heliodoro pisando-o várias vezes com as patas dianteiras. Ao mesmo tempo, dois jovens de grande beleza puseram-se a flagelar o intruso. Heliodoro caiu e depois foi levado para fora como morto. 

  
Detalhe do quadro: O rei Saul comete um grave pecado
de superstição ao consultar uma necromante.
 Na parte inferior do quadro à direita, vemos representado o pecado de superstição cometido pelo rei Saul quando foi consultar uma necromante que habitava em Endor. Saul queria que ela fizesse aparecer Samuel, que já havia morrido há algum tempo. Samuel apareceu e a mulher necromante aterrorizada, soltou um grande grito; o que mostra que nem ela esperava por esta. De acordo com a maioria dos exegetas, o profeta Samuel realmente apareceu, não, porém, por força das palavras da necromante (a qual ficou aterrorizada), mas por obra de Deus, que quis anunciar por boca de Samuel o grande castigo: Saul perderia a guerra contra os Filisteus, e morreria ele e os seus filhos no outro dia; e o Senhor entregaria também nas mãos dos filisteus o acampamento de Israel. Ao ouvir o anúncio, Saul caiu por terra espantado pelas palavras de Samuel. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário