Explicação do quadro:
Quadro catequético representando o que o segundo Mandamento da Lei de Deus proíbe. Aqui mostra um dos pecados contra a 2º Mandamento: O PERJÚRIO |
Na parte superior e maior: O objetivo principal deste quadro catequético é representar o perjúrio de São Pedro. Os que tinham prendido Jesus levaram-no à casa de Caifás, sumo sacerdote. Pedro seguia-o de longe, até o átrio do príncipe dos sacerdotes. E, tendo entrado, sentou-se com os servos para ver o fim. Estavam os servos e os soldados junto ao fogo e se aqueciam; e Pedro estava também com eles se aquecendo. Chegou então uma das criadas do Sumo Pontífice e vendo Pedro que se aquecia, olhou para ele atentamente e disse: "Tu estavas também com Jesus de Nazaré". Com mentira respondeu Pedro: "Não conheço este homem". Viu-o uma outra criada e disse aos que ali estavam: "Este também estava com Jesus Nazareno". E Pedro negou de novo e agora com juramento falso: "Não conheço este homem".
Detalhe do quadro catequético: explicação ao lado. |
Em baixo do quadro à esquerda: vemos representados sete homens pregados nas cruzes. Foi um castigo em consequência de um juramento violado pelo rei Saul. Assim narra a História Sagrada: "Josué, tomando posse da terra de Canaã, havia jurado aos habitantes de Gabaon que não lhes seria feito nenhum mal. Mas o rei Saul matou muitos habitantes de Gabaon. Deus então puniu este perjúrio afligindo todo o povo de Israel com uma fome que durou três anos. O rei David, (que sucedeu ao rei Saul), perguntou aos Gabaonitas como ele poderia reparar o ultraje que lhes tinha sido feito pelo povo de Israel na pessoa de seu Rei. Os Gabaonitas, então exigiram que Davi lhes entregasse nas suas mãos os sete filhos do rei Saul. E assim fez Davi. E os Gabaonitas crucificaram os sete filhos de Saul numa montanha para assim satisfazer, segundo eles, a justiça divina".
Detalhe do quadro: Esaú faz um juramento sem necessidade e troca assim o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas |
Em baixo do quadro à direita; Vemos representados os dois filhos de Isaac: Jacó e Esaú. Este último gostava da caça. Um dia voltava da caçada muito fatigado e com muita fome. Pediu a seu irmão Jacó o prato de lentilhas que acabara de preparar. Jacó apresenta a Esaú o prato de lentilhas pedindo que Esaú jurasse que lhe cederia o direito de primogenitura. Esaú levantando a mão, fez, sem necessidade, o juramento que Jacó lhe havia pedido; e Esaú perde assim seu direito de primogenitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário