SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O 2º MANDAMENTO PELA EXPLICAÇÃO DO QUADRO CATEQUÉTICO - (parte negativa)

Explicação do quadro:


Quadro catequético representando o que o segundo
Mandamento da Lei de Deus proíbe.
Aqui mostra um dos pecados contra a 2º Mandamento:
O PERJÚRIO
 Na parte superior e maior: O objetivo principal deste quadro catequético é representar o perjúrio de São Pedro. Os que tinham prendido Jesus levaram-no à casa de Caifás, sumo sacerdote. Pedro seguia-o de longe, até o átrio do príncipe dos sacerdotes. E, tendo entrado, sentou-se com os servos para ver o fim. Estavam os servos e os soldados junto ao fogo e se aqueciam; e Pedro estava também com eles se aquecendo. Chegou então uma das criadas do Sumo Pontífice e vendo Pedro que se aquecia, olhou para ele atentamente e disse: "Tu estavas também com Jesus de Nazaré". Com mentira respondeu Pedro: "Não conheço este homem". Viu-o uma outra criada e disse aos que ali estavam: "Este também estava com Jesus Nazareno". E Pedro negou de novo e agora com juramento falso: "Não conheço este homem".





Detalhe do quadro catequético: explicação ao lado. 
Em baixo do quadro à esquerda: vemos representados sete homens pregados nas cruzes. Foi um castigo em consequência de um juramento violado pelo rei Saul. Assim narra a História Sagrada: "Josué, tomando posse da terra de Canaã, havia jurado aos habitantes de Gabaon que não lhes seria feito nenhum mal. Mas o rei Saul matou muitos habitantes de Gabaon. Deus então puniu este perjúrio afligindo todo o povo de Israel com uma fome que durou três anos. O rei David, (que sucedeu  ao rei Saul), perguntou aos Gabaonitas como ele poderia reparar o ultraje que lhes tinha sido feito pelo povo de Israel na pessoa de seu Rei. Os Gabaonitas, então exigiram que Davi lhes entregasse nas suas mãos os sete filhos do rei Saul. E assim fez Davi. E os Gabaonitas crucificaram os sete filhos de Saul numa montanha para assim satisfazer, segundo eles, a justiça divina".

Detalhe do quadro: Esaú faz um juramento sem necessidade
e troca assim o seu direito de primogenitura por um
prato de lentilhas
Em baixo do quadro à direita; Vemos representados os dois filhos de Isaac: Jacó e Esaú. Este último gostava da caça. Um dia voltava da caçada muito fatigado e com muita fome. Pediu a seu irmão Jacó o prato de lentilhas que acabara de preparar. Jacó apresenta a Esaú o prato de lentilhas pedindo que Esaú jurasse que lhe cederia o direito de primogenitura. Esaú levantando a mão, fez, sem necessidade, o juramento que Jacó lhe havia pedido; e Esaú perde assim seu direito de primogenitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário