SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Explicação mais ampla do 2º Mandamento - (parte negativa)

P. Que nos proíbe os segundo Mandamento: não tomar seu Santo Nome em vão?
R. O segundo Mandamento: não tomar seu Santo Nome em vão, PROÍBE-NOS: 1º pronunciar o nome de Deus sem respeito; 2º blasfemar contra Deus, contra a Santíssima Virgem ou contra os Santos; 3º fazer juramentos falsos ou não necessários, ou proibidos desta ou daquela maneira.
Explicação dos termos:
1º) Pronunciar o nome de Deus sem respeito: quer dizer pronunciar este Santo Nome, e tudo o que se refere em modo especial ao próprio Deus (como o Nome de Jesus Cristo, de Maria e dos Santos) com ira, por escárnio, ou de outro modo pouco reverente.
Infelizmente há pessoas que têm sempre nos lábios o nome de Deus, não como uma oração jaculatória, mas como uma interjeição de ira. Não são capazes de dizer nada, sem interpor a exclamação: ó meu Deus! Meu Jesus! Pela circunstâncias, entonação da voz, momentos de aborrecimento inesperado,  vê-se claramente que não se trata de oração. Os Santíssimos Nomes de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo são nestas circunstância pronunciados com desrespeito. Outras pessoas, enfim, imprecando mal contra si ou contra os outros, põem de permeio o nome de Deus: Deus te dê a morte, etc. Nestes casos nomeia-se em vão o nome de Deus e peca-se contra o segundo Mandamento. É o que chamamos de imprecação ou praga. 
  Por nome de Deus entende-se ainda qualquer outro nome por que Deus se possa chamar e qualquer outra pessoa e coisa que tenha relação direta com Ele, como: Nossa Senhora, Santos, Sacramentos, etc. 

2º) Que é a blasfêmia? R. A blasfêmia é um pecado horrível que consiste em palavras ou atos de desprezo ou maldição contra Deus, contra a Virgem Santíssima, contra os Santos, ou contras as coisas sagradas. 
Explicação dos termos: Vimos acima o que é imprecação ou praga. Há diferença entre praga e blasfêmia, porque com a blasfêmia se amaldiçoa ou se deseja mal a Deus, ou a Nossa Senhora, ou aos Santos; ao passo que, com a imprecação ou praga, se amaldiçoa ou se deseja mal a si mesmo ou ao próximo. 
  Não são necessárias palavras para vos fazer compreender a enormidade da blasfêmia, É um pecado que não tem nenhuma atenuante, e contém uma malícia diabólica: não se comete o pecado de blasfêmia por fraqueza humana, mas por puro ódio ou irreverência a Deus! O blasfemador não ofende a Deus, transgredindo por fraqueza, por paixão, as suas leis, mas ultraja-O diretamente por puro desprezo. 

3º) Fazer juramentos falsos, inúteis ou ilícitos: P. Que é jurar? R. Jurar é tomar a Deus em testemunho da verdade do que se afirma ou se promete. 
  O juramento não é sempre proibido, mas é lícito e até honroso para Deus, quando há necessidade, e se jura com verdade, discernimento (=prudência) e justiça. Não se jura com VERDADE  quando se afirma com juramento o que se sabe ou se julga ser falso, e quando com juramento se promete o que não se tem a intenção de cumprir. Não se jura com DISCERNIMENTO quando se jura sem prudência e sem madura ponderação, ou por coisas fúteis, isto é, por coisas de pequena importância. Não se jura com JUSTIÇA quando se jura fazer uma coisa que não é justa ou permitida, como jurar vingar-se, roubar e outras coisas parecidas. 
  Não só não somos obrigados a cumprir o juramento de fazer coisas injustas ou proibidas mas pecaríamos fazendo-as, porque são proibidas pela lei de Deus ou da Igreja. 

 Gravidade do juramento falso: Quem jura falso comete pecado mortal, porque desonra gravemente a Deus, verdade infinita, chamando-O em testemunho do que é falso.                                            
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário