SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O 2º MANDAMENTO PELA EXPLICAÇÃO DO QUADRO CATEQUÉTICO - (ainda a parte negativa)

Quadro catequético representando o que o 2º
Mandamento da Lei de Deus proíbe (ainda a parte
negativa): juramento feito e realizado sem justiça,
isto é, em coisa má; o castigo da blasfêmia e da
imprecação ou praga. 
Na parte superior e maior do quadro: Vemos representado o rei Herodes fazendo um festim para celebrar o seu aniversário de nascimento. "Herodes tinha mandado prender e ligar João; e tinha-o algemado e posto no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe. Porque João dizia-lhe: Não te é lícito tê-la por mulher. Querendo matá-lo, teve medo do povo, porque este o considerava como um profeta. Mas, no dia natalício de Herodes, a filha de Herodíades dançou no meio dos convivas e agradou a Herodes. Por isso, ele prometeu-lhe com juramento dar-lhe tudo o que pedisse. Ela, prevenida por sua mãe; Dá-me, disse, aqui num prato a cabeça de João Batista. O rei entristeceu-se, mas, por causa do juramento e dos comensais, mandou dar-lha. Mandou degolar João no cárcere. Foi trazida a sua cabeça num prato, dada à moça, a qual levou-a a sua mãe" (S; Mat. 14, 3-12). Este crime horrível perpetrado por outro não menos horrível, ou seja, o comprimento de um juramento mau porque feito para realizar uma coisa má. Herodes errou em fazer este juramento e errou em cumpri-lo. À direita de Herodes vemos a moça filha de Herodíades,  amásia de Herodes. À esquerda vemos o carrasco apresentando a cabeça de João Batista num prato.


Em baixo do quadro à esquerda: Vemos representada a lapidação de um homem. Na Antiga Lei, os blasfemadores deviam ser mortos a pedradas. Um homem que havia blasfemado e que Moisés, depois de ter consultado a Deus, fez morrer a pedradas pelo povo. 

Em baixo do quadro à direita: Vemos representado o seguinte: Um homem lavrador estava arando a terra, e proferiu imprecações contra os animais que guiava, dizendo, entre outras coisas: "Que o diabo vos leve!" Sua funesta praga é realizada: os demônios lançam a desordem naquele trabalho que estava sendo realizado por aquele homem: os bois saem correndo e pulando e os diabos carregam um burro daquele homem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário