Quadro catequético representando o que Deus ordena no Primeiro Mandamento (parte positiva) |
Explicação do quadro: Este quadro representa pessoas de todas as idades, de ambos os sexos e de todas as condições que adoram a Deus em uma humilde postura, e que contemplam a Deus em uma atitude cheia de amor. Deus, Nosso Senhor, abre-lhes os braços e os olha com complacência mostrando assim com que ternura Ele acolhe nossas homenagens e aceita nossas humildes súplicas.
No alto do quadro, á esquerda, vemos representada a Santíssima Virgem Maria cercada de anjos.
No alto do quadro à direita, vemos representados vários santos, estando à frente deles São José.
Na verdade, o Primeiro Mandamento da Lei de Deus não proíbe honrar e invocar os Anjos e os Santos, e até o devemos fazer, porque é coisa boa e útil, e altamente recomendada pela Igreja, já que eles são amigos de Deus e nossos intercessores junto d'Ele.
Jesus Cristo é o nosso Mediador junto de Deus, enquanto, sendo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, só Ele, em virtude dos próprios merecimentos, nos reconciliou com Deus, e d'Ele nos obtém todas as graças. Mas, a Santíssima Virgem e os Santos, em virtude dos merecimentos de Jesus Cristo, e pela caridade que os une a Deus e a nós, auxiliam-nos com a sua intercessão a alcançar as graças que pedimos. E este é um dos grandes bens da Comunhão dos Santos.
Podemos também honrar as sagradas imagens de Jesus Cristo e dos Santos porque a honra que se tributa às sagradas imagens de Jesus e dos Santos, refere-se às suas mesmas pessoas.
E assim também as relíquias dos Santos podem e devem horar-se porque os seus corpos foram membros vivos de Jesus Cristo e templos do Espírito Santo, e devem ressurgir gloriosos para a vida eterna.
No entanto há muita diferença entre o culto que prestamos a Deus, e o culto que prestamos aos Santos. A Deus, adoramo-Lo pela sua infinita excelência, pois é o Senhor supremo; ao passo que aos Santos não os adoramos, mas só os honramos e veneramos como amigos de Deus e nossos intercessores junto d'Ele. O culto que prestamos a Deus chama-se latria, isto é, adoração, e o culto que prestamos aos Santos chama-se dulia, isto é, de veneração aos servos de Deus; enfim o culto especial que prestamos a Maria Santíssima chama-se hiperdulia, isto é, de especialíssima veneração, como Mãe de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário