SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

JESUS CRISTO - 16ª LIÇÃO

   - QUEM É JESUS CRISTO?
- JESUS CRISTO É A SEGUNDA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE. É O FILHO DE DEUS FEITO HOMEM.

   As lições 16 a 22 serão sobre Nosso Senhor Jesus Cristo.
   Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem. No princípio existia o Filho de Deus. Antes de todos os tempos, Deus-Filho estava com Deus-Pai e Deus-Espírito Santo. O Filho de Deus sempre foi Deus. O Pai criou tudo pelo Filho. Sem o Filho de Deus nada foi criado.
   O Filho de Deus sempre foi Deus. Mas o Filho de Deus nem sempre foi homem. O Filho de Deus fez um corpo humano e uma alma humana e uniu este corpo e esta alma à sua Pessoa: O Filho de Deus fez-se homem. Por isso o catecismo diz: "Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem".
   Assim como a nossa alma tem um corpo, assim o Filho de Deus tem a humanidade. Digo isto só como comparação, para que tenhais uma ideia da união da divindade com a humanidade na Pessoa do Filho de Deus. A nossa alma tem um corpo, porém fica alma. Assim o Filho de Deus tem a humanidade, porém permanece Deus.
   O Filho de Deus feito homem recebeu também um nome de homem: chama-se Jesus Cristo. A união das duas naturezas, divina e humana, na única Pessoa de Jesus Cristo chamamos união pessoal, ou união hipostática.
   Nesta união pessoal não podemos compreender tudo, pois é um mistério. O seguinte, porém, talvez explique um pouco. A minha mão direita não é a minha mão esquerda. Mas ambas pertencem à minha pessoa. Se minha mão toma um facão e mata um cachorro, não me posso desculpar dizendo: "Não fui eu que matei, foi minha mão". O que minha mão faz, sou eu que faço; pois minha mão é da minha pessoa. As minhas mãos e os meus pés, o meu corpo e a minha alma são coisas diferentes, contudo, pertencem à mesma pessoa; e tudo o que as minhas mãos, os meus pés, o meu corpo e a minha alma fazem, é tudo de uma só pessoa. É uma só pessoa que faz tudo isso. Assim é em Jesus Cristo: a divindade e a humanidade de Jesus Cristo são coisas bem diferentes; mas pertencem à mesma pessoa divina, e tudo o que a divindade e a humanidade fazem é a Pessoa divina que o faz.
   O Filho de Deus, na sua divindade, é Filho do Pai Eterno, criou o mundo, deu os dez mandamentos no monte Sinai, está em todos os lugares.
   O mesmo Filho de Deus na humanidade, é Filho de Maria Santíssima, nasceu em Belém, chorou a morte de seu amigo Lázaro, morreu na cruz, está no céu a no Santíssimo Sacramento. O Filho de Deus fez-se homem por amor de nós, porque tinha compaixão dos homens, que sem Ele não se podiam salvar.
   A lembrança da Encarnação deve encher-nos de grande amor para com o Filho de Deus, feito homem por amor de nós. Jesus não precisava de nós; nós precisávamos dele. O Filho de Deus estaria perfeitamente feliz no céu, embora nenhum de nós entrasse ali; mas o Filho de Deus teve pena de nós e por isso se fez homem, e se humilhou tanto, e sofreu tanto para nos livrar do pecado e do inferno. Quanto devemos, pois, amar Jesus que nos amou a ponto de morrer por nós!!!
   Veremos na próxima lição como o Filho de Deus, fazendo-se homem, não deixou de ser Deus e começou a ser também verdadeiro homem.

EXEMPLO
   Certa vez, ao sair do Templo, Jesus viu um cego de nascença e o curou, restituindo-lhe a vista. Algum tempo depois, Jesus encontrou- o  lhe disse: "Tu crês no Filho de Deus?" Ele perguntou: "Quem é ele, Senhor, para eu crer nele?" Jesus respondeu: "Tu já o viste - é aquele mesmo que fala contigo!" Ele exclamou: "Creio, Senhor!" E prostrando-se a seus pés, o adorou.
   Nós também devemos adorar a Jesus Cristo, porque Ele é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é o Filho de Deus feito homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário