- ONDE NASCEU JESUS CRISTO?
- EM BELÉM, NO DIA 25 DE DEZEMBRO, À MEIA-NOITE.
DIA DE NATAL.
Maria e José moravam em Nazaré. Mas o Salvador devia nascer em Belém. Deus assim tinha predito. A Providência divina dispôs tudo de maneira que Maria e José fossem a Belém.
O imperador Augusto mandou registrar os nomes de todos os seus súditos. Por isso no país dos judeus todos deviam ir à cidade donde era a sua família. Maria e José eram da família de Davi, e deviam ir à cidade de Davi. A cidade de Davi era Belém. De Nazaré a Belém, eram três dias de viagem ou mais ainda. Maria e José obedeceram e fizeram uma viagem cheia de incômodos e dificuldades. Quando chegaram a Belém, bateram à porta de parentes ricos, que não os quiseram receber, por serem pobres. Também na estalagem, no hotel, não havia lugar para gente que não pudesse pagar muito.
Assim Maria e José retirarem-se para uma gruta, que aos pastores servia de estrebaria. Ali, à meia-noite, nasceu Jesus, e Maria o deitou numa manjedoura que lá havia. Jesus nasceu na maior pobreza e assim principiou a sua vida, cheia de trabalho, cansaço, fome, sede, humilhação e desprezo. Jesus aceitou tudo isso por amor de nós. Jesus quis ensinar-nos que não podemos achar felicidade no dinheiro, nos aplausos dos homens nem nas comodidades desta vida, mas sim no desprezo de tudo isso por amor de Nosso Senhor.
Naquela mesma noite estavam uns pastores no campo de Belém guardando suas ovelhas. De repente, no meio duma luz brilhante, apareceu junto deles um anjo de Deus e lhes anunciou o nascimento de Jesus. E apareceu uma multidão de outros anjos, cantando: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade". Os pastores foram, acharam o Menino Jesus no presépio e o adoraram. Depois contaram isto a todos, e ficaram admirados. Não foram os poderosos de Jerusalém que Jesus convidou primeiro para o seu presépio. Não foi o rei Herodes, nem os supremos sacerdotes judeus, nem os outros grandes senhores da capital. Foram os pastores pobres, simples e retos. Jesus deseja que todas as crianças aprendam o catecismo. Jesus quer entrar nos seus corações pela Santa Comunhão. Jesus gosta muita das crianças. Mas muitas crianças não gostam de Jesus. Não vão ao catecismo, à Santa Missa. Não recebem o seu Santíssimo Sacramento. O Menino Jesus no presépio chorou, porque sabia que muitas crianças não iriam ao catecismo. Teria chorado por minha causa?
Quando viu os filhinhos dos pastores ajoelhados com seus pais, pensou nos muitos meninos que mais tarde não quereriam conhecê-lo. opondo-se a recebê-lo na comunhão.
Vieram também três reis adorar a Menino Jesus. Ofereceram-lhe muitos presentes: ouro, incenso e mirra. Também os reis deem obedecer a Jesus. Ele é rei de todo o mundo. Quando nós vamos à igreja, queremos também levar algum presente ao Menino Jesus. O presente que Jesus aprecia mais é o nosso coração. Quem ama a Jesus não receia grandes caminhadas para o adorar, ouvir a sua doutrina e assistir à Santa Missa. Os três reis levaram semanas par chegar a Belém, e não acharam isto longe demais para procurar a Jesus. Há pessoas que não vão à Missa, nem ao catecismo, porque moram uma hora ou mesmo só meia hora distante da igreja. Acham isto longe.
Eu prefiro estar com Jesus na pobreza e no desprezo, para me achar também com Ele na glória do céu.
EXEMPLO
Quando Santo Antônio de Pádua tinha cinco anos de idade e estava atento brincando, de repente viu um menino da sua idade. O pequeno Antônio ficou encantado porque nunca tinha visto um menino tão lindo! Este menino mantinha o aventalzinho levantado, e girava os olhinhos como que procurando receber algum presente. Antônio perguntou-lhe: "De onde vens? Como te chamas? Que procuras?" O Menino encantador respondeu com um sorriso que ninguém conseguiria imitar: "Venho do céu. O meu nome você vai encontrá-lo escrito em letras de fogo sobre uma gruta em Belém; em letras de sangue sobre uma cruz em Jerusalém; em letras de ouro sobre todos os sacrários da terra. Sou Jesus que te apareço sob o forma de quando eu era menino. O que procuro são os corações dos homens." "Ó Menino Jesus, que quereis de mim!" suplicou o pequeno Antônio, com todo ardor de seu inocente coração. O Menino Jesus lhe disse: "Antônio, dá-me o teu coração!".
Caríssimas crianças, não vamos negar este presente a Jesus!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário