SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

O SINAL DA CRUZ - 23ª LIÇÃO

   Façamos o Sinal da Cruz: Pelo sinal + da Santa Cruz, livre-nos Deus + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.
   Nós encontramos o resumo de todas as verdades que já estudamos, no Sinal da Cruz, que é o sinal do cristão.
   O Sinal da Cruz nos lembra os principais mistérios de nossa fé, que são: Unidade e Trindade de Deus, Encarnação, Paixão e Morte de Jesus.
   O Sinal da Cruz nos lembra a Unidade de Deus: dizemos no singular "em nome", e não "nos nomes", para lembrar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um e o mesmo Deus.
   O Sinal da Cruz nos lembra a Trindade de Deus: pronunciamos o nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo; Três Pessoas em um só Deus.
   O Sinal da Cruz nos lembra o mistério da Encarnação, isto é, que Jesus se encarnou, se fez homem; e também a paixão e morte na cruz: por isso traçamos uma cruz.
   Quando fazemos o Sinal da Cruz, devemos fazer bem os gestos com a mão, não muito depressa, como quem espanta mosquitos.
   Devemos pronunciar também com repeito as palavras; não engolir umas palavras, nem dizê-las com muita pressa. Cuidado, sobretudo antes das refeições. Rezar olhando para a imagem do crucificado e não para os pratos.
   Quando fazemos o Sinal da Cruz , devemos também pensar em Deus. Sem isto nada vale. Podemos pensar no Pai, no Filho e no Espírito Santo, que são um só Deus. Podemos pensar em Jesus, que morreu na cruz por amor de nós. Mas sempre devemos pensar numa coisa religiosa.
   Convém fazer muitas vezes o Sinal da Cruz. O Sinal da Cruz afasta o demônio e atrai sobre nós a bênção de Deus.

EXEMPLOS
   1º - Certa noite, a imperatriz Cunegundes não podia conciliar o sono. Uma sua criada estava-lhe lendo um livro piedoso. De repente caiu o lampião em cima da cama e logo pegou fogo no colchão. Subiu uma grande chama. A imperatriz fez com respeito o Sinal da Cruz, e fogo se apagou. Deus apagou o fogo para nos ensinar a fôrça do Sinal da Cruz. Se a imperatriz tivesse feito o sinal da Cruz como muitos fazem, sem pensar em Deus, não se teria dado o milagre.

   2º - Eis um outro exemplo: No tempo de São Martinho ainda havia pagãos que não criam em Nosso Senhor, julgando que Deus morava nas árvores. Martinho achou que, se fosse possível derrubar uma grande árvore venerada por eles fácil seria convertê-los. Primeiramente não quiseram saber disso. Mas, por fim, disseram: "Bom, vamos ver se o teu Deus é tão forte como tu dizes. Nós mesmos derrubaremos a árvore ( não havia IBAMA). Tu, porém, te colocarás ali onde ela for cair. Então veremos se Deus te protege. São Martinho, confiado em Nosso Senhor, aceita a condição. Os homens começam a cortar a árvore que então principia a inclinar-se para o lado do santo. Aí São Martinho levanta a mão e faz com piedade um grande Sinal da Cruz. Milagre! A árvore vira-se para o lado oposto, escapando Martinho são e salvo. Todo a gente viu que Nosso Senhor era mesmo bom e forte, acreditando nele.

OS PRINCIPAIS MISTÉRIOS DE NOSSA FÉ SÃO: UNIDADE E TRINDADE DE DEUS, ENCARNAÇÃO, PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

Devemos fazer o Sinal da Cruz de manhã ao acordar; de noite, antes de deitar; antes e depois das refeições; no princípio e fim de qualquer trabalho; antes e depois das outras orações; nas tentações e nos perigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário