SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O PAI-NOSSO - ( I ) - 27ª LIÇÃO



- QUAL A ORAÇÃO MAIS BONITA?

- O PAI-NOSSO PORQUE FOI JESUS CRISTO QUE O ENSINOU PELA PRIMEIRA VEZ.

   Um dia Jesus estava rezando. Os apóstolos viam como Jesus sabia rezar. Todo o corpo do Senhor estava na posição mais respeitosa. Toda a alma do Senhor pensava só em Deus. Então os apóstolos também queriam saber rezar assim. Quando o Senhor acabou, os apóstolos disseram: "Senhor, ensinai-nos a rezar". E Jesus lhes ensinou a rezar o Pai-Nosso.
   Jesus sabe como se reza melhor. Jesus acha que o Pai-Nosso é a melhor oração. Quem não sabe outra oração e não sabe ler pode todo o tempo da Missa ou da Novena rezar o Pai-Nosso. Pois melhor oração do que o Pai-Nosso não há. Quando rezamos o Pai-Nosso, não devemos dizer só as palavras, como um papagaio. Também devemos saber o que dizemos a Deus.
   Quem vai falar a alguém, chama-lhe pelo nome ou título. Por exemplo: ninguém diz ao vigário: "VOCÊ", dê-me um santinho". Mas dizemos: "Senhor vigário, dê-me um santinho".
   O título que damos a Deus é "Pai nosso". Jesus quer que chamemos a Deus "nosso Pai": pois Deus nos fez. Deus dá-nos comida, bebida, roupa, casa, como um bom pai. Por isso dizemos: Pai nosso, e principiamos a nossa oração com confiança. Sabemos que falamos ao nosso Pai.
   Para logo levantar o nosso pensamento ao céu, ajuntamos: "que estais no céu". Bem sabemos que Deus está no céu, na terra e em todos os lugares. Mas quando vamos rezar, lembramos-nos principalmente de que Deus, nosso Pai, está no céu, e levantamos o pensamento para o céu.
   Santo Inácio diz que é bom, antes de rezar, imaginar como Deus está no céu, sentado num trono e todos os anjos e santos ajoelhados diante dele. Ajoelhemo-nos também no meio dos anjos e santos e vamos falar ao Pai do céu. Quem está pensando assim já não repara em outras coisas, nas lembra-se de Deus. Nosso Senhor quer que no princípio da oração pensemos em Deus, levantando  nosso pensamento para o céu.
   Lembrando-nos assim do céu, rezamos com mais respeito. Por isso dizemos: "Pai nosso que estais no céu".
EXEMPLO
   Certa vez foi uma velhinha ter com São Francisco e lhe disse: "Padre, eu não consigo rezar o Pai-Nosso". E São Francisco lhe perguntou por quê. Ela respondeu: "É que quando começo a rezar e digo"Pai-Nosso que estais no céu", só em pensar que Deus é meu Pai, eu fico tão alegre e tão admirada que não consigo ir adiante".
INVOCAÇÃO } Pai nosso que estais no céu,
                            1ª - Santificado seja o vosso Nome,
                            2ª - Venha a nós  o vosso Reino,
                            3ª - Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
                            4ª - O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
  PETIÇÕES }  5ª - Perdoai as nossas (dívidas) ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; (os nossos devedores). 
                            6ª - E não nos deixeis cair em tentação,
                            7ª-  Mas livrai-nos do mal.
CONCLUSÃO }      Amém.

NB: Em francês sempre foi traduzido: perdoais nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido. Portanto assim rezavam até os santos, como Santa Terezinha, o Santo Cura d'Ars etc.  Em Portugal também sempre se traduziu assim. Santo Antônio de Lisboa, enquanto esteve em Portugal, sempre rezou assim; e quando foi para a Itália, passou a rezar: perdoai nossas dívidas, porque assim era na Itália. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário