SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Sacrifícios

   OS SACRIFÍCIOS DA LEI MOSAICA.
   Após a saída do Egito, Deus intervém diretamente, ditando a MOISÉS o ritual do culto. No Sinai, logo após a promulgação do decálogo, manda que se erga um altar de pedras não lavradas, para os sacrifícios. Sobre esse altar selou-se a ALIANÇA entre Deus e o povo escolhido. (Ex. 24, 2-8).
   Nos dez primeiros capítulos do LEVÍTICO, encontramos o ritual do culto da Antiga Lei. Os judeus praticavam 4 espécies de sacrifícios:
   A) O HOLOCAUSTO. Era o sacrifício por excelência, perfeito porque completo. Nele, a vítima era integralmente consumida pelo fogo, e não repartida, após a imolação. A finalidade deste sacrifício era o reconhecimento do domínio absoluto de Deus sobre as suas criaturas e expressava também o dom total que Lhe fazia o ofertante. Devia ser realizado todos os dias. Constava de quatro partes principais:
   a) a imposição das mãos do ofertante sobre a vítima para se identificar a ela;
   b) o derramamento de sangue, princípio de vida, como símbolo do sacrifício da vida do ofertante;
   c) a combustão da vítima, simbolizando o nada da criatura diante do Criador;
   d) a oblação: para testemunhar reverência, temor, arrependimento, desejo de purificação, súplica, amor...

   B) OS SACRIFÍCIOS EXPIATÓRIOS.

O bode expiatório
   Os sacrifícios expiatórios, também chamados "sacrifícios pelos pecados" e "pelo delito". Por eles os Israelitas pretendiam expiar seus erros, desagravar a Deus e reconciliar-se com Ele. O rito consistia na apresentação da vítima, imposição das mãos do transgressor sobre a cabeça da vítima, como para transferir-lhe o pecado, substitui-la ao pecador. Seguia-se a imolação da vítima, com numerosas libações de sangue - significando a vida que se dava para expiar. Enfim, a destruição parcial pelas chamas. As vítimas eram parcialmente queimadas, parcialmente comidas pelos sacerdotes.
   Todos os anos, os judeus celebravam a grande festa da Expiação. Nessa cerimônia, o sumo Sacerdote imolava um touro e um carneiro. Depois carregava um bode com todos os pecados do povo e expulsava-o para o deserto. Era o "bode expiatório".

   C) OS SACRIFÍCIOS PACÍFICOS.
   Eram oferecidos para render graças a Deus ou obter benefícios. Queimados o sangue e as gorduras, em honra de Deus, o resto era comido pelos doadores num banquete ritual, à mesa do Senhor.

   D) A OBRAÇÃO.
    Era a oferta de produtos agrícolas.

   Contudo, com o correr dos séculos  o culto vai se tornando apenas formalismo vão. Desaparece a adoração, a penitência, o amor. Ora, não basta fazer um sacrifício externamente; é preciso que ele corresponda aos sentimentos internos da alma e Deus o tenha por bom, perdoando o pecado e reconciliando consigo o pecador. Já dissera a Escritura que Deus não aceitou as oblações de Caim. Também não agradaram a Deus os sacrifícios do povo de Israel. Pela boca dos profetas, Deus fez ouvir as mais solenes censuras. Porém Malaquias, o último dos profetas, veio projetar um raio de esperança. Anteviu o advento de um novo Sacrifício, agradável ao Senhor, oferecido em todo lugar: "Desde o nascer do sol até o poente, será grande entre as nações o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso e uma OBLAÇÃO PURA; porque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos". (Malaquias, 1, 10-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário