VIRTUDE em geral é o hábito que nos facilita a prática do bem.
VIRTUDE SOBRENATURAL é um hábito sobrenatural, infundido por Deus, que dispõe as faculdades da alma para praticar atos sobrenaturais.
As virtudes infusas nos dão não a facilidade mas a capacidade de agir sobrenaturalmente.
A graça santificante nos faz cristãos. As virtudes infusas nos dão a possibilidade de operar como cristãos.
No dia do Batismo, juntamente com a graça santificante recebemos na alma as virtudes infusas e os dons do Espírito Santo.
Dentre as virtudes infusas, três são TEOLOGAIS (que têm por objeto imediato e principal a Deus): FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.
Quatro são as principais virtudes MORAIS (que têm por objeto um bem honesto distinto de Deus). Chamam-se CARDEAIS porque nelas se contêm ou a elas se referem as demais virtudes. São as seguintes: PRUDÊNCIA, JUSTIÇA, TEMPERANÇA e FORTALEZA. Cardeal vem da palavra latina "cardo" que significa dobradiça.
DONS DO ESPÍRITO SANTO: são hábitos sobrenaturais, infundidos por Deus na alma, para torná-la dócil às divinas inspirações e dar-lhe vigor para praticar atos de virtude difíceis e até heróicos. São SETE: 1º) Sabedoria; 2º) Entendimento; 3º) Conselho; 4º) Fortaleza; 5º) Ciência; 6º) Piedade; 7º) Temor de Deus.
A diferença principal entre as virtudes e os dons está na maneira diferente de operar em nós: no exercício das virtudes, a graça deixa-nos ativos, sob o influxo da Prudência; no uso dos dons, quando estes atingiram pleno desenvolvimento, a graça exige de nós mais docilidade do que atividade.
Uma comparação nos ajudará a compreender isto: quando a mãe ensina o filho a andar, umas vezes contenta-se de lhe guiar os passos, impedindo-o que caia; outras, toma-o nos braços para ajudá-lo a vencer um obstáculo ou dar-lhe um pouco de descanso. No primeiro caso, é a graça cooperante das virtudes; no segundo, é a graça operante dos dons.
Daí resulta que, normalmente, os atos feitos sob o influxo dos dons são mais perfeitos que os praticados somente sob a influência das virtudes, precisamente porque a ação do Espírito Santo através dos dons é mais ativa e fecunda.
Os dons, sem serem mais perfeitos que as virtudes teologais e sobretudo que a caridade, aperfeiçoam o exercício de todas elas.
1º) O dom da SABEDORIA faz-nos conhecer claramente nosso fim e os meios de o alcançarmos. Aperfeiçoa a virtude da CARIDADE.
2º O dom do ENTENDIMENTO faz-nos conhecer as verdades reveladas e nos persuade delas profundamente. Aperfeiçoa a virtude da FÉ.
3º) O dom da CIÊNCIA mostra-nos o nada das coisas criadas, nossas obrigações e o caminho mais seguro par chegarmos ao céu. Aperfeiçoa a virtude da FÉ.
4º) O dom do CONSELHO ensina-nos o melhor partido que devemos tomar para nossa santificação e o que mais contribui para a glória de Deus. Aperfeiçoa a virtude da PRUDÊNCIA.
5º) O dom da FORTALEZA sustenta-nos nos perigos; nos temores e tentações e faz-nos triunfar da dificuldades que se opõem à nossa salvação. Aperfeiçoa a virtude da FORTALEZA.
6º) O dom da PIEDADE é uma disposição religiosa que nos faz cumprir com prontidão e fervor nossas obrigações para com Deus. Aperfeiçoa a virtude da Religião, que é anexa da JUSTIÇA.
7º) O dom do TEMOR DE DEUS é o receio constante de desagradar a Deus, que nos faz fugir do todo pecado, ainda dos veniais, para não desgostarmos a Deus, Nosso Senhor. Aperfeiçoa as virtudes da ESPERANÇA e da TEMPERANÇA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário