SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sábado, 7 de maio de 2016

OS BISPOS - 32ª LIÇÃO

- QUAIS SÃO OS CHEFES DA IGREJA CATÓLICA?
- O PAPA É O CHEFE. UNIDOS A ELE OS BISPOS TAMBÉM GOVERNAM A IGREJA.

   Jesus não queria ficar sempre de maneira visível com o seu rebanho. Jesus queria morrer, ressurgir, e subir ao céu, e só no Santíssimo Sacramento ficar no meio do seu rebanho. Mas no Santíssimo Sacramente não se vê a Jesus, ali ele não fala aos ouvidos do seu povo, não ensina, não manda.
   Por isso escolheu doze homens, a quem chamou seus apóstolos. Os apóstolos foram Pedro e João, Tiago o Maior, e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, o Menor, e Simeão, Judas Tadeu, e Judas Iscariotes. Judas Iscariotes foi aquele que traiu Jesus; no começo ele era bom, mas depois aos poucos foi se apegando ao dinheiro e terminou até roubando. Era apóstolo, bispo mas não era pessoa boa e confiável. Isto mostra que a gente não pode seguir um bispo se ele não é fiel a Jesus, se ele não prega o que Jesus pregou. Se ele mesmo não segue o que Jesus mandou. Judas Iscariotes traiu a Jesus e depois se suicidou dependurando-se num corda. No seu lugar foi eleito São Matias. Depois Jesus Cristo chamou ainda São Paulo para o apostolado.
   Nosso Senhor fez os apóstolos pastores de seu rebanho. Os apóstolos deviam ensinar o povo, dar-lhe a graça do Senhor, principalmente pelos sacramentos, e governar a Igreja em nome de Jesus.
   Pouco tempo antes de subir ao céu, apareceu Jesus aos seus apóstolos e lhes disse: "Foi-me dado todo o poder no céu e na terra". Ide, pois pelo mundo inteiro, ensinai todos os povos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. E eu estou convosco até o fim dos séculos. Quem vos ouve a mim ouve; quem vos despreza, a mim despreza."
   Jesus tem todo o poder no céu e na terra, porque é Deus. Jesus deu este poder aos seus apóstolos, para ensinarem e mandarem em seu nome. Os apóstolos deviam governar a Igreja em nome de Jesus Cristo.
   Quando o Sr. Presidente morre, vem outro em seu lugar, que recebe o mesmo cargo. Dizemos que este é o sucessor do presidente; tem os mesmos direitos que  o falecido presidente tinha. Assim, quando os apóstolos morreram, vieram outros em seu lugar. Os bispos são os sucessores dos apóstolos. O direito de ensinar e de governar, e o poder de dar a graça, não se acabou com a morte dos apóstolos. Os sucessores dos apóstolos receberam o mesmo poder. Pois Jesus disse: "Ide por todo mundo." Os apóstolos não foram por todo o mundo: nenhum apóstolo esteve no Brasil, nem no Japão. Jesus também falou aos sucessores dos apóstolos. Os sucessores dos apóstolos, os bispos, foram também ao Brasil e ao Japão e por todo o mundo. Jesus disse: "Ensinai todos os povos". Os apóstolos não ensinaram todos os povos. Os sucessores dos apóstolos, os bispo, ensinarão, administrarão os sacramentos e governarão a Igreja até o fim do mundo.
   Devemos ouvir e obedecer os bispos e padres fiéis a Jesus. Quem crê o que os Bispos, ajudados pelos padres, ensinam, crê o que Jesus ensinou. Quem não crê o que os Bispos, ajudados pelos padres ensinam não crê o que Jesus ensina. Porque Jesus disse: "Quem voa ouve a mim ouve." Quem não obedece aos Bispos, ajudados pelos padres, não obedece a Jesus Cristo, porque Jesus disse: "Quem vos despreza, a mim despreza."
   Devemos também fazer o que o Bispo e os padres mandam, a não ser que mandem uma coisa errada. Muitas vezes se ouve dizer: quem manda na Igreja é o povo. Pois a Igreja é do povo. É erro. A Igreja não é a casa do povo. A igreja é a casa de Deus. Quem representa a Deus é o Bispo e aquele a quem o Bispo encarregar: o vigário ou outro sacerdote. Um povo civilizado e instruído sabe isto, e não pretende mandar na Igreja, mas sim obedecer.
   Por isso chamamos os sermões, as práticas que os padres fazem "a palavra de Deus", porque quem ouve estas palavras ouve a doutrina de Jesus Cristo. Quem não ouvir o sermão, a prática, ofende a Jesus Cristo. É muito feio sair da igreja durante a prática ou conversar, ou fazer barulho ou falar contra o sermão ou prática, pois é sempre a palavra de DEUS. Não importa se o pregador é um grande orador ou não. O importante e o único necessário é que ele ensine o que Jesus ensinou: "Quem vos ouve a mim ouve".
  
EXEMPLO
   Jesus , depois de subir ao céu, quis chamar ao apostolado, de um modo extraordinário, Saulo, perseguidor da Igreja; fez refulgir em torno dele uma luz do céu, e bradou-lhe: "Saulo, Saulo, por que me persegues? E à pergunta de Saulo: "Quem és tu, Senhor?" disse-lhe Nosso Senhor: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues." Saulo perguntou: "Senhor, que queres que eu faça? Ora, enquanto Jesus Cristo lhe podia ter intimado diretamente a sua vontade, manisfestou-lha, ao contrário, por meio do sacerdote Ananias, a quem em visão, Jesus revelo-lhe a conversão de Saulo. Jesus disse simplesmente a Saulo: " ENTRA NA CIDADE, E AÍ SE TE DIRÁ O QUE TE CONVÉM FAZER." (Atos, IX).

Nenhum comentário:

Postar um comentário