SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O SANTO SACRIFÍCIO DA CEIA E DA MISSA

   O Salvador não quis que o seu Sacrifício sangrento da Cruz, de onde nasceu a Igreja cristã, permanecesse entre nós apenas qual longínqua lembrança, a ser atingida pela fé. Foi vontade sua perpetuar esse sacrifício ao longo do tempo, tornando-o presente a cada instante que passa da hstória do mundo. Não por ser ineficaz e imperfeito o Sacrifício do Calvário, mas para aplicar-lhe a virtude a cada homem que passa.
   Além disso, a Igreja de Jesus Cristo não seria perfeita se ela fosse incapaz de oferecer a Deus um sacrifício condigno. Tão grande falha na Esposa dileta do Filho de Deus seria imcompreensível. E realmente não existe. Porquanto, como ensina o Concílio de Trento (Sessão XXII, c. 1), instituiu Jesus Cristo um sacrifício para sua Igreja, visível como convém à natureza dos homens.
   Fê-lo NA VÉSPERA DE SUA PAIXÃO, na qual seu Sangue inocente iria resgatar-nos do cativeiro do demônio. De fato, na ÚLTIMA CEIA, ofereceu-se como VÍTIMA ao Pai Eterno, sob as especies de PÃO e de VINHO. E ordenou aos seus apóstolos - que no momento constituiu sacerdotes - e aos seus sucessores, que renovassem aquele mesmo sacrifício até o fim dos séculos. É o SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA,  o qual repete o sacrifício da Ceia, e realiza a profecia de Malaquias, ao anunciar a Hóstia pura quodidianamente ofercida ao Senhor de um ao outro extremo da terra.

   NO CENÁCULO, O RITO ERA REPRESENTAÇÃO ANTECIPADA DA IMOLAÇÃO DA CRUZ.
   NA MISSA: REPRESENTAÇÃO COMEMORATIVA DO SACRIFÍCIO DO CALVÁRIO.

   Mas o rito eucarístico NÃO é UMA REPRESENTAÇÃO VAZIA de um acontecimento passado, é uma comemoração eficaz, porque sobre o altar, sob as espécies de pão e vinho, se tornam PRESENTES o corpo e o sangue do Senhor.
   A Santa Missa é um sacrifício sob forma sacramental, apresenta atualmente Cristo em estado de vítima, TORNA PRESENTE  a Cruz. Toda a realidade da Missa está em função da Cruz.

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE O SACRIFÍCIO DA CRUZ E DA MISSA

   I) SEMELHANÇAS
   Substancialmente, não há distinção entre um sacrifício e outro. Em ambos temos:
   a) a mesma VÍTIMA: Jesus Cristo na sua adorável Humanidade;
   b) o mesmo SACERDOTE: Jesus Cristo. Na Cruz: Ele pessoalmente. - Na Missa: Ele ainda, mas servindo-se do ministério do sacerdote que lhe empresta os lábios e as mãos, para renovar a oblação da Cruz.

   II) DIFERENÇAS
   a) Na maneira da oblação. No Calvário, o sacrifício foi cruento, isto é, com derramamento de sangue. Na Missa, o sacrifício é incruento, isto é, sem derramamento de sangue.
   b) Quanto ao sacrificador. O Sumo Sacerdote é o mesmo em ambos, como vimos. Mas, na Cruz, Jesus se imolou direta e pessoalmente; na Missa, Ele se serve de instrumentos que são os sacerdotes consagrados.
   c) Quanto aos efeitos. O Sacrifício da Cruz realizou a obra da Redenção. O Sacrifício da Missa torna presente o Sacrifício da Cruz para aplicar os frutos da Redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário