SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 7 de junho de 2016

O CÉU - III - 41ª LIÇÃO

- QUE GOZAREMOS NO CÉU?
- VEREMOS A DEUS E O AMAREMOS.

   No céu amaremos a Deus, porque veremos as suas boas qualidades. Quanta felicidade traz à família o amor entre pai, mãe e filhos! Como dói, quando um filho, por muito tempo, deve estar longe do pai ou da mãe, ou quando o pai ou a mãe morre! É impulso irresistível da nossa alma, este que nos faz amar o pai e a mãe. Mas um impulso muito mais forte atrai o nosso coração para Deus. No céu estaremos com Deus e seremos felizes em poder estar sempre com Ele. A felicidade no céu jamais se acaba. O céu é um lugar de felicidade eterna.
   Se alguém vai mudar para outro lugar, vende os terrenos e casas do lugar donde vai sair, e compra bens no lugar para onde se transfere. Nós, pela morte vamos sair deste mundo para o outro.
   Convêm arranjar alguns bens naquele outro mundo, mesmo à custa dos bens que temos aqui.
   Quem vai à Missa sempre que pode, ajunta tesouros no céu. Quem reza todos os dias o Terço, ajunta tesouros no céu. Quem recebe a santa comunhão o mais frequentemente possível, ajunta tesouros no céu. Quem perdoa aos seus inimigos, ajunta tesouros no céu. Quem trabalha para bem compreender a doutrina, ajunta tesouros no céu.
   Deus recompensa com uma liberalidade infinita a todos os que morrem sem pecado mortal. Mas Deus dá a cada um segundo os seus méritos. Todos os santos são perfeitamente felizes. Maria Santíssima, porém, é mais feliz que os outros santos, porque mereceu mais. Deus é justo. Quem semeia menos, colhe menos. quem semeia mais, colhe mais. Suponhamos dois meninos que ganham o céu. Um vai sempre ao catecismo desde pequeno, recebe muitas vezes os santos sacramentos da confissão e comunhão, vai à Missa sempre que pode, obedece a seus pais. Depois, quando crescido, jamais comete um pecado mortal e confessa com grande arrependimento os seus pequenos pecados. Enfim, adoece e vê que vai morrer, pede logo a Confissão e, depois de receber com grande devoção os sacramentos, morre e vai para o céu.
   Outro menino às vezes vai ao catecismo, outras não, segundo os seus caprichos; quase sempre falta à Missa do domingo, à confissão, à comunhão, responde mal ao pai e à mãe; ainda é pequeno, mas vem-lhe uma tentação e comete um pecado mortal, mas não o confessa. Depois, quando grande, não se importa mais com a religião. Enfim, vem a doença e vê que vai morrer mas nem então quer confessar-se. Mas a família chama o padre; este lhe fala dos castigos terríveis do pecado; o homem fica atemorizado com os castigos de Deus; arrepende-se, confessa-se e morre. Este também vai para o céu. Ambos vão para o céu. Deus, porém, é justo, e a um dá maior felicidade do que ao outro.

                 EXEMPLO
    Na "HISTÓRIA DE UMA ALMA", Santa Teresinha do Menino Jesus conta que, quando pequenina, estranhava não dar Deus Nosso Senhor, no céu, glória igual a todos os eleitos: receava que todos não fossem felizes. Pediu então explicação a sua irmã Paulina, que lhe mandou buscar o copo grande do pai e colocá-lo ao lado do dedalzinho de Teresinha.
   Enchendo-os de água, perguntou-lhe qual deles estava mais cheio. Teresinha respondeu que tão cheio estava um quanto o outro, e não podia já em nenhum deles caber mais água.
   A irmã valeu-se deste exemplo para fazer-lhe compreender como, no céu, o último dos eleitos não pode invejar a felicidade do primeiro.
    Já no Carmelo, perguntaram a Santa Terezinha mais ou menos a mesma coisa: Como podem as almas que no céu têm menos glória, serem inteiramente felizes? Aí, Santa Terezinha se valeu do mesmo exemplo. Mas, para entenderem melhor ainda, deu o mesmo exemplo mas com várias coisas de capacidades diversas: deu o exemplo de uma talha, uma moringa, um copo e um dedal. No céu há vários graus de glória como na terra são vários os graus de graça. Mas no céu todos são inteiramente felizes porque todos recebem toda a felicidade de acordo com sua capacidade.
   Aqui na terra, quem pode ganhar mais, nunca   deixa de o fazer,  se contentando em ganhar menos. Infelizmente, quando se trata de ganhar mais glória por toda a eternidade, às vezes, somos tão negligentes!!! Que pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário