SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sábado, 11 de junho de 2016

A CONFISSÃO - I - 43ª LIÇÃO

- QUE É CONFISSÃO?
- É UM SACRAMENTO QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO FEZ PARA NOS PERDOAR OS PECADOS.



   Quem cometeu pecado mortal está condenado ao inferno e não merece perdão. Deus, porém, perdoa por sua misericórdia, não por algum direito do pecador. Portanto, Deus pode pôr as condições que quiser. Deus pode determinar o meio e o modo de conceder o perdão. O único meio de perdão que Deus oferece ao pecador é o sacramento da Confissão. É a condição indispensável para o perdão. A quem não quer confessar-se, Deus não quer perdoar.
   Sabemos isto pelas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo. Era no dia em que Jesus ressurgira. Jesus apareceu no meio dos apóstolos. Jesus soprou sobre eles para lhes fazer ver que lhes comunicava o Espírito Santo, e disse: "Recebei o Espírito Santo. Serão perdoados os pecados a quem vós perdoardes, e a quem vós os retiverdes, serão retidos".
   Por isso os fiéis vieram confessar os seus pecados aos apóstolos, para dos apóstolos receberam o perdão. O poder de perdoar os pecados foi transmitido aos outros padres pelo sacramento da Ordem. Quem não quer confessar os seus pecados não recebe o perdão  pelos apóstolos ou pelos sacerdotes. A eles Deus também retém, isto é, não perdoa os pecados.
   Deus pode perdoar pecados sem confissão, mas não o quer, como Jesus disse claramente. Quem não quer se humilhar, e dizer os seus pecados ao sacerdote, Deus também não o quer exaltar e o receber de novo na sua graça.
   Um cristão que se confessa não se humilha mais do que um rei que inclina a cabeça, para nela receber a coroa.
   Havia um homem que tinha ofendido gravemente a seu rei, e por isso foi condenado à morte. Tudo já estava pronto para o supremo castigo, quando um ministro do rei veio dizer ao condenado que, em nome do rei, lhe perdoava o crime. Mas o condenado não quis aceitar o perdão pelo ministro, e exigiu que o rei mesmo viesse oferecer-lhe o perdão. Aquele pedido injusto e afrontoso não foi atendido e o homem sofreu o morte, e com razão.
   Na mesma condição se acham aqueles que querem o perdão de Deus, porém, sem Confissão. O Senhor lhes oferece o perdão pelo seu ministro que é o padre. Eles não aceitam: querem que o próprio Deus lhes dê o perdão, sem intermédio de outra pessoa. Exigir isso é ofender a Deus e tornar-se ainda mais indigno do perdão.
   Como Deus não tira o pecado original sem o batismo, também não tira os pecados sem a confissão. Por isso ninguém pode dizer: "Eu me confesso só a Deus". Pois Deus não ouve a confissão daquele que não quer confessar-se ao padre. O demônio ouve aquela confissão com muito prazer. Quem diz que se confessa só a Deus, de fato faz o que o demônio quer.
   Quando nos custa dizer algum pecado na confissão, devemos pensar: Prefiro confessar o pecado a um sacerdote em segredo a sofrer vergonha diante de todo mundo no dia do juízo.
   Quem mente na confissão engana-se a si mesmo , e não a Deus.

EXEMPLO
   O ímpio Voltaire falou e escreveu muito contra a Confissão. Para os inimigos atuais da Religião, ele é um grande sábio. Mas Voltaire ficou gravemente doente, julgava que ia morrer e pediu... o que? Voltaire pediu a Confissão! Ele sabia muito bem que as más palavras contra a Confissão eram mentiras. Por isso, na hora da morte, quis confessar-se. O padre veio e exigiu que se retratasse de tudo quanto tinha escrito contra a Religião. E Voltaire assinou, declarando que era mentira tudo quanto tinha dito contra a Religião. Voltaire ficou bom e outra vez virou as costas a Deus e principiou a falar contra a Confissão. Este ímpio dizia: "Menti, menti contra esta infame que é a Igreja Católica, e alguma coisa ficará. Quem quiser viver tranqüilo nos seus pecados, comungue sem se confessar; é preciso esmagar esta infame". Bom. Mas depois, caindo de novo gravemente doente, outra vez pediu a Confissão. Voltaire bem sabia que estava condenado ao inferno, e que só a Confissão o podia salvar. Por isso outra vez pediu a Confissão. Mas desta vez os seus amigos maus tinham tomado providências e demoraram em chamar o padre. Voltaire, gritando de desespero, morreu sem Confissão. "Como foi a vida, assim será a morte", diz Santo Agostinho. Quem vive sem Confissão, provavelmente morrerá sem Confissão.  



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário