SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO PELA EXPLICAÇÃO DO QUADRO CATEQUÉTICO

Quadro catequético sobre o Sacramento do Matrimônio
   No meio deste quadro vemos representado o casamento de S. José com a Virgem Maria em presença do Sumo Sacerdote, no Templo de Jerusalém. O ramo de lírio florido que São José traz na mão lembra a maneira como ele foi escolhido para ser esposo da Santíssima Virgem. Quando Maria chegou à idade de casamento, o Sumo Sacerdote reuniu os jovens da família de Davi que desejavam se casar e deu a cada um deles um ramo bento, sem folhas e flor. Cada um deveria escrever neste ramo o seu nome; depois o Sumo Sacerdote depositou todos estes ramos sobre o altar, e pediu a Deus, Nosso Senhor que manifestasse a escolha que Ele mesmo fizesse. Quando o Sumo Sacerdote recolheu os ramos, o único que se tinha coberto de folhas e flores semelhantes ao lírio, foi o de São José. Com este milagre estava manifestada a escolha feita pelo próprio Deus. Vemos representado logo à direita um rapaz que, desolado por não ter sido  o escolhido, quebra ao joelho, o ramo que recebera do Sumo Sacerdote. 

    No alto, á esquerda, vemos representados o jovem Tobias e Sara, ambos em oração, preparando-se fervorosamente, para o casamento. Vemos representado o anjo São Rafael expulsar o demônio (Asmodeu) que havia matado os sete primeiros esposos de Sara. Sara era de uma extraordinária beleza. Todos os sete primeiros esposos casaram-se com ela, levados unicamente pela paixão (amoris concupiscentiae laetitia), como se fossem animais brutos. Justamente por causa de suas más disposições, Deus permitiu que este demônio, que a Bíblia chama de Asmodeu, os matasse no primeiro dia do casamento. Tobias, porém, era um jovem piedoso e temente a Deus. Tobias e Sara tomaram a resolução de se casarem para servir a Deus e terem filhos que também servissem a Deus. E para tanto passaram três dias em oração antes de seu casamento. Na cerimônia tradicional de casamento, o sacerdote, lembra na bênção que dá aos esposos, este exemplo belíssimo de Tobias e Sara, lembra este casamento realmente feito com a bênção de Deus (Dei amoris laetitia). 

   No alto, à direita, vemos representado Adão e, junto dele, Eva, que Deus formou de uma costela de Adão. Deus abençoa-os e diz-lhes: "Crescei e multiplicai-vos". Na oportunidade, quando Deus levou Eva a Adão, este exclamou: "Eis aqui agora, o osso de meus ossos e a carne da minha carne; ela se chamará Virago, porque do varão foi tomada. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e serão dois numa só carne" (Gênesis, I, 28 e II, 21- 24). 

   Em baixo do quadro, vemos representada a realização de um casamento cristão. O padre dando a bênção depois que os noivos realizaram o sacramento do matrimônio dando explicitamente e em voz clara o consentimento para o contrato matrimonial. São os próprios nubentes os ministros do Sacramento do Matrimônio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário