SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

CARTA DE S. FRANCISCO DE ASSIS AOS FIÉIS - ( V ) - Fim.


   11- Da Penitência e do Corpo de Cristo


 Mas todos aqueles que não vivem em espírito de penitência, nem recebem o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, e que praticam vícios e cometem pecados, e que vivem segundo suas más concupiscências e desejos perversos, e que não cumprem o que prometeram e com o seu corpo servem ao mundo, porque se deixaram ludibriar por suas concupiscências carnais, pelos cuidados e solicitudes deste mundo, pelo demônio, cujos filhos são e cujas obras praticam: cegos são eles, porque não são capazes de enxergar a verdadeira luz, Nosso Senhor Jesus Cristo. A sabedoria espiritual não na possuem porque não trazem dentro de si o Filho de Deus, que é a verdadeira sabedoria do Pai. E é deles que se diz: "Sua sabedoria foi devorada" (Sl 106, 27). Só enxergam, conhecem, sabem e praticam o mal e perdem deliberadamente suas almas. 
   Reparai, ó cegos, iludidos por nossos inimigos, isto é, pela carne, pelo mundo e pelo demônio - que é agradável ao corpo praticar o pecado, e amargo servir a Deus, porque todos os vícios e pecados procedem do coração do homem, como diz o Evangelho (Mt 15, 19). E nada tendes de bom, nem neste mundo nem no futuro. Julgais gozar por longo tempo as vaidades deste mundo, mas estais logrados, porque virá o dia e a hora na qual não pensais, e que de todo desconheces.

   12. Do Enfermo que não Gosta de Fazer Penitência

   Adoece o corpo, a morte avança, chegam os parentes e amigos e dizem: "Põe tuas coisas em ordem". Vede como sua mulher, seus filhos, os parentes, os amigos andam fingindo que choram. Levantando os olhos e vendo-os chorar, ele move-se de falsa compaixão, reflete no seu íntimo e diz: "Vede, minha alma e meu corpo e tudo oque é meu deposito nas vossas mãos". É verdadeiramente maldito tal homem que deposita e entrega em mãos assim sua alma e seu corpo e tudo o que possui. Daí falar o Senhor pelo Profeta: "Maldito o homem que confia noutro homem" (Jer 17, 5).

   E logo mandam vir o padre. O padre diz-lhe: "Você quer fazer penitência por seus pecados?" Responde: "Quero". "Você está disposto, na medida do possível, a pagar, com seus bens, as dívidas que tem e reparar os logros e enganos que cometeu contra outros?" Retruca ele: "Não". Diz o padre: "Por que não?" E ele responde: "Porque entreguei tudo às mãos dos parentes e amigos". E começa a perder a fala e assim morre o infeliz.

   Saibam todos: Onde e como quer que um homem venha a morrer em pecado mortal sem a devida reparação - e ele pôde fazer penitência mas a não fez - o diabo lhe arranca a alma do corpo sob tal angústia e medo que ninguém é capaz de conhecer senão quem no experimenta em sua própria pele. E todos os talentos e poderes e ciências e sabedorias que "julgava possuir ser-lhes-ão tirados" (Lc 8, 18). E tem de deixar os seus bens para os parentes e amigos e estes se apoderam deles e os distribuem entre si, e dirão mais tarde: "Maldita seja a sua alma, porque ele poderia ter dado e ganho para nós muito mais e não o fez". O corpo comem-no os vermes. E assim ele perde a alma e o corpo neste mundo passageiro, e irá para o inferno, onde será atormentado para sempre.

   Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém, A vós [todos quantos receberdes esta carta] rogo e conjuro eu, Frei Francisco, vosso mínimo servo, pelo amor que é Deus (1 Jo 4, 16), e desejando beijar-vos os pés, que recebais estas e outras palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo com humildade e amor e as pratiqueis de boa vontade e com perfeição. [ E os que não souberem ler, façam-nas ler seguidamente por outros e guardem-nas na memória por santa operação até o fim, pois "elas são espírito e vida" (Jo 6, 63). E os que o não fizerem, terão de um dia justificar-se diante do tribunal de Cristo] (*). E todos aqueles homens e mulheres que as receberem de boa mente e as entenderem e mandarem uma cópia a outros -, se perseverarem até o fim (Mt 10, 22), que os abençoe o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

   (*) Os trechos entre colchetes não constam no manuscrito mais antigo que é o Codex 338 da Biblioteca da cidade de Assis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário