SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ALGUMAS PÁGINAS HISTÓRICAS DO CONCÍLIO VATICANO II - 4ª página

   Os Padres que tomavam parte ativa no movimento ecumênico discordavam inteiramente do capítulo sobre o ecumenismo, preparado pela Comissão Pré-Conciliar de Teologia do Cardeal Ottaviani. Para eles, a melhor oportunidade de modificá-lo estava em conseguir que fosse tratado juntamente com os dois outros esquemas sobre a unidade dos cristãos. Sua estratégia era levá-los à discussão um após o outro e fundi-los depois. Se um grupo composto do presidente da Comissão de Teologia (Cardeal Ottaviani), do presidente do Secretariado para a União dos Cristãos (Cardeal Bea) e do presidente da Comissão das Igrejas Orientais (Cardeal Cicognani) se entendesse sobre um texto comum revisto, a influência dos conservadores na redação final seria grandemente diminuída. 

   O esquema sobre a Igreja constituía para os liberais um alvo ainda mais importante. Se pudessem colocá-lo em discussão logo após o esquema da unidade da Igreja, a onda de críticas a ser enfrentada facilitaria devolvê-lo para revisão, por parte da nova Comissão de Teologia. E embora esta Comissão tivesse o Cardeal Ottaviani na presidência, ela contava, entre seus componentes, oito representantes da Aliança Europeia, cuidadosamente escolhidos, cujo peso seria considerável.

   O partido liberal estava então mais confiante do que nunca. Não só estava bem representado dentro da Comissão de Teologia como estava seguro do apoio dos bispos da África e da América Latina, estes últimos tendo à frente o Cardeal Silva Henríquez, Arcebispo de Santiago do Chile. (...).

   O Concílio abordou a discussão do mais importante esquema sobre a Igreja em sua 33ª Congregação Geral, no dia 1º de dezembro, exatamente uma semana antes do encerramento da primeira sessão. O primeiro orador foi o Cardeal Ottaviani que, na qualidade de presidente da Comissão de Teologia, deveria fazer algumas obervações preliminares.

   Três dias antes, ele havia chamado a atenção para o fato de ser impossível realizar em uma semana a discussão sobre um esquema de trinta e seis páginas; e exortava os Padres Conciliares a discutirem, de acordo com a ordem anunciada no começo, o esquema muito mais breve sobre a Santíssima Virgem Maria, que só constava de seis páginas. Poder-se-ia, sem dificuldade, dizia, dar conta da discussão deste esquema e disso se colheria o feliz resultado de que os Padres Conciliares, "com a assistência de Nossa Senhora" viessem a concluir a primeira sessão" na união e na harmonia". Mas seu apelo foi ignorado.

   O Cardeal insistiu sobre o valor dos membros da Comissão Pré-Conciliar de Teologia, que preparara o esquema sobre a Igreja. Eles tinham sido em número de 31, mais 36 consultores pertencentes a 15 nações, a maioria professores de universidades ou lentes de grandes instituições eclesiásticas de todo o mundo. Cada um deles tinha a seu crédito várias publicações de grande valor, algumas das quais eram usadas como manuais em seminários e universidades. Portanto a Comissão Pré-Conciliar de Teologia se considerava como bem equipada sob o ponto de vista intelectual, para se desincumbir da dura tarefa que representava elaborar um esquema sobre a Igreja. Além disso, ela se havia lembrado do aspecto pastoral do Concílio. 

   Naquela manhã, 14 Padres Conciliares foram ao microfone. Seis deles pediram revisões tão completas que equivaliam a uma absoluta rejeição do texto tal com se apresentava. Acusava-se o esquema de ser teórico demais, legalista demais, de identificar pura e simplesmente o Corpo Místico com a Igreja Católica, de não falar do laicato senão por condescendência, de insistir exageradamente sobre os direitos e sobre a autoridade da hierarquia, de faltar com o espírito de caridade, com o espírito missionário e com o espírito ecumênico. 
   Mons. De Smedt resumiu em três palavras suas críticas: o esquema era acusado de triunfalismo, clericalismo e legalismo.

    (...) O Cardeal Bacci, da Cúria, disse estar convencido de que os Padres Conciliares estavam de acordo quanto à substância doutrinal do documento, e que o esquema se revelaria satisfatório depois que alguma correções fossem feitas na redação. Mons. Barbetta, membro da Cúria Romana, criticou a intervenção de Mons. Smedt: o tom não era nem triunfalista, nem clerical, nem legalista. (...).

   No primeiro dia do debate, o Cardeal Alfrink pedira uma cuidadosa coordenação dos textos, para que toda repetição inútil fosse evitada na ordem do dia do Concílio. Tal proposta, cuja adoção deveria alterar profundamente a estrutura do Concílio, bem como a forma e o conteúdo dos esquemas, recebeu no curso das três reuniões seguintes o apoio dos cardeais Léger, Suenens e Montini. (...).

   No mesmo dia 5 de dezembro, o Sumo Pontífice, instigado por quatro cardeais, instituiu uma nova Comissão de Coordenação "encarregada de coordenar e dirigir os trabalhos do Concílio". Seria composta exclusivamente de cardeais - os Cardeais Liénart, Döpfner, Suenens, Confalonieri, Spellman e Urbani, mais o Cardeal Cicognani como presidente. A Aliança Europeia estava representada por três membros e detinha, portanto, cinquenta por cento dos votos. Deste modo sua influência e seu prestígio não cessavam de crescer: no começo do Concílio, ela só obtivera 30% das cadeiras da Presidência do Concílio. 
   Além da criação da Comissão de Coordenação, João XXIII aprovou, na mesma data, as normas que deviam reger o Concílio no intervalo entre as duas primeiras sessões. (...) Todas as normas foram lidas aos Padres Conciliares na reunião matinal de 6 de dezembro, e os liberais viram aí nova vitória sobre a Cúria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário