SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sábado, 27 de abril de 2013

ALGUMAS PÁGINAS HISTÓRICAS DO CONCÍLIO VATICANO II - 6ª página

   A SEGUNDA SESSÃO  -> 29 de setembro a 4 de dezembro de 1963.
   
  OS PREPARATIVOS DA SEGUNDA SESSÃO

   "Se as palavras do Pe. Küng eram verdadeiras - "nenhum daqueles que assistiram ao Concílio voltará para casa como era antes" - eram-no mais do que para qualquer outro, para os bispos de língua alemã e seus teólogos. Vindos à primeira sessão do Concílio com a esperança de obter algumas concessões, eles voltavam conscientes de ter alcançado uma vitória total, e confiantes de que inúmeras outras vitórias ainda os esperavam.

   Quando, nos começos da primeira sessão, os Padres elegeram 17 dos 21 candidatos propostos para as comissões conciliares pelos duzentos e tantos bispos dos Estados Unidos, tinha-se a impressão de que o Concílio os considerava como líderes. Mas, à medida que as semanas passaram, os bispos americanos pareceram por demais apagados e por demais desunidos para desempenharem esse papel; seria porque seus especialistas não lhes tinham preparado programa algum? Por outro lado, os bispos dos países renanos não estavam nem apagados nem desunidos; eles tinham mostrado na primeira sessão quanto era importante dispor de um texto pelo qual lutar; o esquema sobre a Liturgia lhes dera tal oportunidade ; e a Aliança estava em condições de agir com eficácia porque sabia o que queria e o que não queria. 

   O prazo para a entrega de emendas ao esquema sobre a Igreja estava marcado para expirar em 28 de janeiro de 1963, e os bispos de língua alemã e seus teólogos puseram logo mãos à obra. Decidiram reunir-se todos em Munique, em 5 e 6 de fevereiro, para elaborar uma análise detalhada do esquema e esboçar sugestões práticas com vistas à sua revisão. Foram convidados representantes de outros países da Aliança Europeia para participar dessa reunião, entre os quais Mons. Dodewaard, Bispo de Haarlem, Mons. Elchinger, coadjutor do Bispo de Estrasburgo, e o padre Schütte, Superior Geral dos Missionários do Verbo Divino, que estaria em perfeitas condições para transmitir à Conferência dos Superiores Gerais, em Roma. os pontos de vista da Aliança. Toda essa atividade de organização centralizava-se no Cardeal Döpfner, membro da Comissão em sua primeira sessão, havida no Vaticano de 21 a 27 de janeiro. Dentre tais decisões duas eram particularmente importantes: uma era que o esquema sobre a Santíssima Virgem Maria seria tratado independentemente do esquema sobre a Igreja; a outra, que este último seria reduzido a quatro capítulos.

   A reunião de Munique elaborou uma crítica detalhada do esquema sobre a Igreja e, para substituí-lo, um esquema composto de 46 artigos, agrupados, por sugestão do Cardeal Suenens, em cinco capítulos e não em quatro, como decretara a Comissão de Coordenação. A análise e o esquema de substituição foram enviados a João XXIII e ao Cardeal Ottaviani, com uma introdução onde se esclarecia, de um lado, que  a análise enumerava os motivos "pelos quais o atual esquema devia ser completamente revisto"; e, por outro lado, que, redigindo o esquema de substituição, os padres de língua alemã tinham sempre conservado em mente as normas fixadas pelo Papa em 5 de dezembro de 1962, no fim da primeira sessão, normas que tinham insistido "muito particularmente no aspecto pastoral" dos decretos do Concílio. (...) O papel e o primado do Sumo Pontífice deviam ser recordados, mas apresentados sob seu aspecto ecumênico, e que o sentido da colegialidade episcopal e do próprio episcopado deviam ser postos em plena luz". (...) [o esquema de substituição] esforçava-se por ser de estilo mais pastoral e por corresponder ao espírito ecumênico. (...) Mais tarde, novas disposições seriam tomadas, por ocasião de uma segunda conferência que se realizaria em Fulda, em agosto do mesmo ano.

   Convém observar que as primeiras palavras do esquema de substituição, Lumen Gentium, tomadas da alocução de João XXII de 11 de setembro de 1962, foram depois adotadas como palavras iniciais e como título da Constituição Dogmática do Concílio sobre a Igreja". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário