C - COMO SE CHAMA O MISTÉRIO DE UM DEUS EM TRÊS PESSOAS?
CHAMA- SE MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO NÃO SÃO TRÊS DEUSES; MAS UM SÓ E MESMO DEUS. NÃO SÃO três deuses, mas são três pessoas distintas num só Deus.
Jesus estava com os Apóstolos na última ceia. E Felipe pediu: "Senhor, mostra-nos o Pai, e ficaremos contentes." Jesus respondeu: "Há tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheceis? Felipe, quem me vê, vê também a meu Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim."
Jesus quer dizer que o Pai e o Filho são um e o mesmo Deus. Quem vê o Filho vê a Deus, este mesmo Deus, que é também o Pai.
Depois, em palavras mais difíceis, disse Jesus o mesmo do Espírito Santo. Jesus nos ensinou que o Pai e o Espírito Santo são um e mesmo Deus.
O Pai Eterno não recebeu a natureza divina de ninguém. O Pai Eterno, desde toda a eternidade, tem de si mesmo a natureza divina. O Pai Eterno dá a sua própria natureza ao Filho. O Pai dá ao Filho a sua sabedoria, o seu poder, a sua santidade e tudo quanto Deus é. O Pai não dá outro poder, dá o seu próprio poder e todas as suas boas qualidades. O Pai dá ao Filho a sua natureza divina. Mas o Pai Eterno fica também com a mesma natureza divina. Por isso dizemos: o Pai comunica a sua natureza divina ao Filho. O Pai gera o Filho desde toda eternidade.
O Pai é sábio. O Filho é sábio. O Espirito Santo é sábio. Mas há uma só sabedoria, que é das três Pessoas.
O Pai é santo. O Filho é santo. O Espírito Santo é santo. Mas há uma só infinita santidade, que é do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
O Pai é todo-poderoso. O Filho é todo-poderoso. O Espírito Santo é todo-poderoso. Mas há um só infinito poder, que é do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Assim há uma só infinita bondade. Por esta bondade o Pai é bondoso, o Filho é bondoso, e o Espírito Santo é bondoso.
Há uma só infinita justiça. Por esta justiça o Pai é justo, o Filho é justo, o Espírito Santo é justo. Há uma só natureza divina, uma só divindade. Por esta divindade o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.
Há uma pedra preciosa que brilha em três cores diferentes. De um lado se vê uma cor, do outro lado outra cor, do terceiro lado mais outra cor. Mas a pedra é uma só. Assim em Deus há três pessoas distintas, porém um só Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um e mesmo Deus. É claro que toda comparação não bate em todos os pontos, mas serve para ajudar a gente entender. Assim também a gente compara a Santíssima Trindade a um triângulo de três lados iguais. São três lados iguais, mas formam uma só figura: o triângulo. Por isso, no quadro catequético, a Santíssima Trindade está dentro de um triângulo.
Outra comparação: O sol é fogo, é luz , é calor. Mas é um sol só. Esta doutrina de um Deus em três pessoas, chama-se o mistério da Santíssima Trindade. A palavra TRINDADE vem de três.
RESUMINDO: DEUS É UNO PORQUE É UMA NATUREZA SÓ .
DEUS É TRINO PORQUE SÃO TRÊS PESSOAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário