SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 28 de julho de 2016

COMO ASSISTIR À MISSA SEGUNDO S. PEDRO JULIÃO EYMARD

   Extraído do Livro "A SANTÍSSIMA EUCARISTIA". 


   Sabemos que a Santa Missa é o Sacrifício perfeito, pelo qual oferecemos a Deus os deveres de adoração, de ação de graças, de propiciação e de impetração que Lhe são devidos, e para os quais existiam, no Antigo Testamento, distintos sacrifícios. 

   Para acompanhar a Santa Missa com mais fruto, convém pois assistir a ela no espírito do santo Sacrifício.

   Antes de iniciar a Missa, o Sacerdote, ao pé do altar, ora e se humilha por seus pecados. A seu exemplo, confessai os vossos, a fim de assistir mais dignamente ao santo Sacrifício.

   A Missa propriamente dita abrange três partes: a primeira vai desde o Introito até o Ofertório; era outrora chamada Missa dos catecúmenos.

   A segunda principia no Ofertório, terminando na Comunhão.

   A terceira compreende as orações seguintes à Comunhão.

   Primeira parte.  -  Durante o Introito e o Kyrie eleison, recordai os desejos dos Patriarcas e dos Profetas, suspirando pelo advento do Messias; a seu exemplo, desejai a vinda e o reino de Jesus Cristo em vós.

   Ao Gloria in excelsis, uni-vos em espírito aos Anjos, para louvar a Deus e agradecer-Lhe o mistério da Encarnação. 

   Às orações, uni vossas intenções e pedidos aos da Igreja.

   Escutai a Epístola como se ouvísseis a pregação de um Apóstolo ou de um Profeta, e o Evangelho como se Jesus Cristo mesmo vos falasse.

   Recitai o Credo com sentimento de viva fé, disposto a morrer para confessar cada um dos artigos da doutrina revelada. 

   Segunda parte.  -  Uni vossas intenções às do sacerdote, e oferecei a Deus o santo Sacrifício segundo os quatro deveres:
  1. Como latrêutico, isto é, de soberana adoração, oferecendo ao Pai eterno as adorações de Seu Filho encarnado, e unindo às Suas as vossas, em união com as da Santa Igreja.
  2. Como eucarístico, isto é, de ação de graças pela glória e méritos de Seu Filho muito amado, da Santíssima Virgem Mãe, e de todos os Santos; em reconhecimento por todos os benefícios que d'Ele recebestes e recebeis pelos méritos de Seu Filho. 
  3. Como impetratório, apresentando-o ao Pai eterno como penhor que nos deu de Seu amor, a fim de fazer com que d'Ele esperemos todos os bens espirituais e corporais de que necessitamos. - Exponde-Lhe as vossas necessidades e rogai-Lhe especialmente que Vos auxilie na correção do defeito dominante. 
  4. Como satisfatório, oferecendo-o em expiação de todos os vossos pecados e em reparação de tantos crimes que se cometem no mundo.

   Lembrai ao Pai eteno que tudo vos deve dar, pois que vos deu o Seu Filho, e que este divino Filho ainda Se coloca diante d'Ele, nesse estado de sacrifício, a fim de ser vítima de propiciação por vossos pecados e pelos de todos os homens.

   Terceira parte.  -  À Comunhão do sacerdote, aproximai-vos da sagrada Mesa. Se não vos for possível, fazei ao menos a Comunhão espiritual: 
  1. Concebendo um verdadeiro desejo de estar unido a Jesus Cristo e reconhecendo a necessidade de viver da Sua vida.
  2. Produzindo um ato de contrição de todos os pecados passados e presentes.
  3. Recebendo espiritualmente Nosso Senhor no íntimo de vossa alma, como Zaqueu em sua casa; - e pedindo-Lhe instantemente a graça de viver para Ele, pois que só por Ele viveis. 
  4. Imitai Zaqueu nas boas resoluções, e agradecei a Nosso Senhor que vos permitiu assistir à Santa Missa, fazendo então a Comunhão, ao menos espiritual; oferecei uma homenagem particular, um sacrifício, um ato de virtude.
   Pedi-Lhe a bênção para vós, assim como para os vossos parentes e amigos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário