SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 24 de março de 2013

PIO II - (1458-1464)

   Com a morte de Calixto III a Cátedra de Pedro voltou a ser ocupada por um dos homens mais sábios do seu século: Eneas Silvio Piccolomini. Como papa tomou o nome de Pio II. Era um grande humanista, brilhante orador e escritor. Escreveu em um latim elegantíssimo que fazia lembrar o de Cícero. É o único papa a escrever a história do próprio pontificado numa autobiografia: "COMMENTARII RERUM MEMORABILIUM". Dele temos ainda outras obras: Memórias sobre o concílio de Basileia, História dos Bhemios, dois livros de Cosmografia, a História da Europa (durante o reinado do imperador Frederico III), um Tratado da educação da infância, um Poema sobre a Paixão, uma coleção de 432 cartas etc. No ano 1460, publicou uma bula, que declara nulas e errôneas as apelações do Papa para o concílio. Aí afirma que "é um abuso inaudito nos séculos precedentes, manifestamente contrário aos santos cânones e extremamente prejudicial a todas as ordens da república cristã". 

   No seu pontificado houve duas aspirações supremas: a unificação da Europa e a salvação da cristandade da invasão turca, isto é, dos muçulmanos. Pio II decidiu mesmo colocar-se pessoalmente à frente de uma expedição marítima contra os turcos, dirigindo-se propositadamente para tal fim até Ancona, onde, porém, morreu, fisicamente exausto, ainda antes de poder embarcar, a 4 de agosto de 1464. 

   Embora com a melhor boa vontade de sanar os abusos na Cúria e em outros lugares, Pio II não chegou a realizar uma reforma de grande alcance, justamente em virtude do desgaste proveniente destas guerras.

   Mas o que mais desejo ressaltar,  no estreito âmbito de um post, é a humildade deste homem tão sábio. Eneas Silvio Piccolomini teve um passado por demais conturbado e, não sem razão, muito criticado. Fôra, pois, fautor do concílio de Basileia e foi nada menos do que secretário do antipapa Félix V, e também secretário do imperador Frederico III. Havia sustentado princípios contraditórios aos que eram agora proclamados. E assim, inevitavelmente não faltaram comentários sarcásticos a essa sua mudança de opinião. Donde, em 1463 ele publicou a famosa bula de retratação "In minoribus agentes", na qual rejeitava as ideias de sua idade juvenil imatura e pedia confiança para suas diretrizes de governo na Igreja. Por isso, desta Bula, ficaram célebres na História estas palavras: "Aeneam reicite, Pium recipite".

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário