SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 5 de março de 2013

OS FRUTOS DA COMPUNÇÃO

  1. Começo de uma vida nova. Este sentimento de compunção, diz o Beato D. Columba Marmion, é por vezes tão vivo, tão profundo, que se torna princípio de uma vida nova, cheia de amor, inteiramente consagrada a Deus; "muitas vezes, diz São Gregório, torna a alma penitente mais agradável ao Senhor do que seria uma vida inocente passada numa indolente tranquilidade: "Et fit plerumque Deo gratior amore ardens vita post culpam, quam securitate torpens innocentia". 
  2. Fonte de humildade e generosidade. A compunção inclina a alma a aceitar inteiramente a vontade divina, seja qual for a forma porque se manifeste, sejam quais forem as provações a que esta vontade a submeta. Estas provações, considera-as a alma como outros tantos meios de vingar, nela, as perfeições e direitos de Deus menosprezados ou ultrajados pelo pecado; sente tanto ter ofendido o Amor, que, se alguma coisa lhe acontece de contrariante e penosa, a aceita generosamente, o que se torna para ela fonte infinita de merecimentos. Exemplo: Conheceis aquele passo da vida de Davi, quando no fim do seu reinado, se vê obrigado a fugir de Jerusalém, por causa da revolta de Absalão. Pelo caminho, encontra um homem parente de Saul, chamado Semei. Este aproxima-se e começa a atirar pedras ao velho rei e a proferir maldição: "Vai-te embora, homem sanguinário; caiu sobre ti o merecido castigo". Um dos servos de Davi, Abisai, quer intervir e castigar o insultador, mas o Rei não deixa: "Deixai-o lá amaldiçoar-me; é o Senhor que assim o permite. Desta maneira, talvez o Senhor veja a minha aflição, e me faça algum bem em troca desta maldição". Lembrando-se dos seus pecados, com o coração repleto de sentimentos de compunção de que transborda o Miserere, Salmo 50, o santo rei aceitava os ultrajes em expiação dos seus pecados.
  3. A caridade para com o próximo. Se em vossos juízos, diz o Beato D. Marmion, fordes severos e exigentes para com os outros, se facilmente notardes os defeitos dos vossos irmãos, não possuis a compunção. Com efeito, a alma possuída deste sentimento vê-se a si própria com suas faltas e fraquezas tal qual é diante de Deus: e é quanto basta para destruir nela o espírito de orgulho, tornando-a cheia de indulgência e compaixão para com os outros. 
  4. Mais proveito nos sacramentos. Diz o Padre Faber que a compunção faz tirar mais proveito dos sacramentos, porque faz com que nos aproximemos deles com maior arrependimento, mais humildade e um sentimento mais real das nossas necessidades.
  5. A alegria espiritual. Excitando o amor, avivando a generosidade, alimentando a caridade, purificando-nos cada vez mais, tornando-nos menos indignos de nos unirmos a Nosso Senhor, torna a nossa confiança segura no perdão divino e firma a nossa alma na paz. Em vez de levar a alma ao desânimo, torna-a alegre no serviço de Deus.
  6. Torna-nos fortes contra a tentação. Nutrindo na alma o ódio ao pecado, previne-a contra as ciladas que o inimigo lhe prepara para a fazer cair.
  7. Outros frutos: Acalma os ruídos do mundo e censura a loquacidade do espírito humano. Suaviza as asperezas, modera o exagero e age sobretudo com um doce, benévolo e inigualável encanto. É a dor sobrenatural, toda de Deus e para Deus. Sobre isto o grande convertido, o Padre Faber, tem palavras sublimes que vale a pena ser meditadas: "A compunção é fonte de amor: Amamos porque muito nos foi perdoado e por nos lembrarmos sempre do muito que foi. Amamos porque o perdão destruiu o temor. Amamos porque consideramos admirados, a compaixão que visitou deste modo tanta indignidade. Amamos porque a doçura do pesar é semelhante à confiança filial do amor... Devemos procurar a compunção no Coração de Jesus. A compunção e a quintessência da devoção ao Sagrado Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário