SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 17 de março de 2013

HOMILIA DOMINICAL - PRIMEIRO DOMINGO DA PAIXÃO

   LEITURAS: Epístola de São Paulo Apóstolo aos Hebreus 9, 11-14
                       Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 8, 46-59: 

   "Naquele tempo, disse Jesus às turbas dos judeus: Qual de vós me arguirá de pecado? Se vos digo a verdade, por que não me credes? Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus. Por isto não as ouvis: porque não sois de Deus. Responderam-Lhe, pois, os judeus: Não dizemos bem nós, que és Samaritano, e que estás possesso do demônio? Respondeu Jesus: Eu não estou possesso do demônio; mas honro a meu Pai, e vós me desonrais. Eu não procuro a minha glória; há quem a procure e faça justiça. Em verdade, em verdade, eu vos digo que se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte para sempre. Disseram-Lhe, então, os judeus: Agora conhecemos que estás possesso do demônio. Abraão morreu assim como os Profetas. E tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte para sempre. És, porventura, maior que o nosso Pai Abraão, que morreu? Por quem pretendes passar? Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, nula é minha glória. Quem me glorifica é meu Pai, Aquele que dizeis que é vosso Deus. E vós não O conheceis, porém, O conheço; e, se dissesse que não O conheço, seria mentiroso como vós. Eu, porém, O conheço e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, sentiu júbilo porque havia de ver meu dia; ele o viu e alegrou-se. Disseram-Lhe então os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade, eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu sou. Apanharam ele, então, pedras para Lhe atirar; mas Jesus escondeu-se e abandonou o templo".


     Caríssimos e amados irmãos em Nosso Senhor Jesus Cristo!

   Façamos algumas reflexões sobre o Santo Evangelho que acabastes de ouvir.
  
   Quem de vós poderá acusar-me de pecado?
    Assim falou Jesus aos judeus, com plena confiança. Podemos dizer o mesmo?
    Se os homens não nos acusam, acusa-nos a consciência. Somos miseráveis pecadores. Motivos de sobra temos para nos arrependermos das nossas culpas. Devemos detestar as nossas faltas pela contrição. 

   Aquele que é de Deus ouve as palavras de Deus; vós, porém, não as ouvis, porque não sois de Deus. 
   Observação terrível! Se a pessoa não gosta de ouvir a palavra de Deus é porque não é de Deus; e se não é de Deus, logo é do inimigo de Deus. Os incrédulos nos acusam de levantar uma muralha entre a ciência e a fé; eles, porém, é que se interpõem entre a ciência e a palavra de Deus. Incapazes de ouvir a palavra de Deus, porque só querem a luz da razão, repelem tudo o que vem de Deus.

   Bem dizemos nós que és um samaritano, um possesso do demônio.
   Chamar um Judeu de samaritano era injuriá-lo, porque os habitantes da Samaria eram cismáticos. - Sempre senhor de si mesmo, ainda no mais forte da discussão, Jesus não responde à ofensa contida na palavra samaritano. Ele o era de fato, mas em outro sentido. Repele, porém, a segunda parte da injúria, porque se referia diretamente a Deus. Ele, filho do Altíssimo, não era um possesso. - Em idênticas circunstâncias , assim deve proceder o cristão: Sofrer com paciência e em silêncio a injúria que lhe é própria, e defender afoitamente a honra de Deus.

   Aquele que guarda a minha palavra, não há de ver a morte eterna.
   Isto é, aquele que observar a minha doutrina não morrerá para a graça, para o céu, para a eternidade. A morte eterna é a morte do pecado. 

   Abraão, vosso pai, desejou ardentemente ver o meu dia; ele o viu e se alegrou.
   Muitos interpretam que Abraão viu o Messias apenas pelos olhos da fé. Alguns são de opinião que Abraão lá no Limbo dos Justos, teve uma revelação especial do mistério da Encarnação. Outros, porém, dizem que, quando o patriarca se dispunha a imolar Isaac, no monte Moriá, mostrou-lhe Deus, satisfeito       com  a sua obediência, o Salvador morrendo na cruz. 

   Em verdade, em verdade vos digo - antes que Abraão fosse feito, eu sou.
   Nosso Senhor Jesus Cristo queria dizer que Abraão foi criado, mas que Ele existia eternamente. Deus é Aquele que é, ou seja, Deus existe por si mesmo e desde sempre: em hebraico diz-se Javéh. Portanto, só esta palavra - EU SOU, é uma prova da divindade de Jesus. Quem poderia assim falar, senão Deus? Por isso, como os judeus não acreditavam que Jesus era Deus, quiseram apedrejá-Lo como blasfemo. 

   Caríssimos e amados irmãos, durante estes dias de dor e da amarga tristeza, chorai aos pés de Jesus Crucificado. Tomai a firme resolução de vos converter e de servir a Deus doravante como Ele merece. Se procurardes levar agora uma vida de oração e penitência, alegrar-vos-eis um dia na Pátria do Repouso eterno. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário