SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sábado, 23 de maio de 2015

A GRAÇA - II - GRAÇA ATUAL - 46ª LIÇÃO

- PARA A GENTE VIVER SEM PECADO BASTA CONFESSAR?
- NÃO, PARA VIVER SEM PECADO, A GENTE PRECISA DO AUXÍLIO DE DEUS, ISTO É, DA GRAÇA.

- E COMO A GENTE OBTÉM A GRAÇA?
- PARA OBTER A GRAÇA DE DEUS, É PRECISO REZAR, FAZER BOAS OBRAS, RECEBER OS SACRAMENTOS, PRINCIPALMENTE A COMUNHÃO. 

   A graça atual é um socorro divino para fazermos o bem e evitarmos o mal.
   Nós temos um inimigo, que nos quer tirar a nova vida da nossa alma, a graça santificante. É o demônio. O demônio é mais forte do que nós. Mas tenhamos coragem contra ele, confiados, não em nós, que somos fracos, mas sim na força de nosso Deus. Deus nos ajuda a fazer o bem e a não fazer o mal. A esse socorro, este auxílio de Deus, chamamos graça atual. Dizemos atual, porque esta graça nos ajuda a fazer bons atos, boas ações. Deus ajuda-nos a bem compreender e a bem querer.
   Pela graça atual, Deus nos ajuda a bem compreender. Quando estamos no catecismo ou na pregação, Deus está ajudando nossos pensamentos, para que entendamos bem. Por isso, os que desprezam muito a graça, não entendem mais as coisas da religião, nem as mais fáceis. Não compreendem, por exemplo, que há um Deus, que criou o mundo; não compreendem que quem casou só no civil vive em pecado mortal. Até não vêem mais seus próprios pecados. Têm muitos pecados, e imaginam que não têm pecado nenhum. "Se alguém diz que não tem pecado, engana-se a si mesmo e nele não há verdade", diz a Sagrada Escritura. São cegos, porque lhes falta a luz de cima, a graça. Não compreendem porque lhes falta a graça de Deus, que rejeitaram por sua culpa.


- COMO ALCANÇAMOS A GRAÇA?
- ALCANÇAMOS A GRAÇA PRINCIPALMENTE PELOS SACRAMENTOS E PELA ORAÇÃO.
  
   Deus dá a sua graça gratuitamente, como uma esmola. Por isso se chama "graça", porque é dada de graça. Mas Deus quer que peçamos esta esmola pela oração. Deus também quer que recebamos os sacramentos, para recebermos a graça por meio deles.
   Quem quer ser homem honesto precisa da graça de Deus. Há de usar dos meios, com que se ganha a graça. Há de pedir a graça e há de receber os sacramentos.
   Um passarinho não pode voar sem asas. Também não pode voar com uma asa só. Faltando ambas as asas, ou mesmo uma só, o passarinho cai, arrasta-se no pó, fica sujo, feio, até que morre. Assim também nós. Devemos rezar e receber os sacramentos. Com estas asas a nossa alma voa para o céu. Mas, faltando os sacramentos ou a oração, cai, suja-se, avilta-se, perde a vida sobrenatural.
   Há gente que diz que não tem pecado, mas nunca recebe a santa Comunhão. Mentem! A quem não quer receber os sacramentos, Deus não dá a sua graça e, sem a graça, ninguém fica limpo de pecado mortal. Alcançaremos a graça pelos sacramentos e pela oração.

EXEMPLO
   Jesus estava pregado na Cruz. Ao lado do Salvador, estavam crucificados dois ladrões. Eles toda a sua vida tinham cometido pecados mortais. Estavam no mato à beira do caminho, assaltavam e matavam os viajantes e roubavam-lhes o dinheiro. Enfim, a polícia romana apanhou-os e foram condenados à morte. Um deles ainda blasfemava contra Jesus dizendo. "Se tu és o Salvador, salva-te a ti mesmo e a nós". Mas o outro ladrão lhe respondeu: "Tu, que sofres o mesmo castigo, também, não temes a Deus? Nós sofremos com justiça e recebemos o castigo merecido por nossos pecados. Mas este nenhum mal fez". E virando-se para Jesus, o ladrão disse:"Senhor, lembrai-Vos de mim, quando chegardes ao vosso reino". E Jesus lhe disse: "Hoje mesmo estarás comigo no paraíso".
   No caso do bom ladrão, vemos um exemplo de graça atual. Deus deu a ele a graça de se converter, ao contemplar a paciência admirável de Jesus. Ele cooperou com a graça.
PELA ORAÇÃO ALCANÇAMOS TUDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário