SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 24 de maio de 2015

AS INICIATIVAS DO ESPÍRITO SANTO

   "Se bem que a nossa alma seja sobrenaturalizada pela graça santificante, as nossas potências sejam revestidas pelas virtudes infusas e as nossas ações sejam prevenidas e acompanhadas pela graça atual, todavia o nosso agir, quanto ao modo, permanece sempre humano, por isso mesmo incapaz de nos unir perfeitamente a Deus e de nos levar à santidade. De fato a nossa inteligência, ainda que revestida pela virtude da fé, é sempre inadequada ao Ser infinito, é sempre incapaz de no-Lo representar tal qual Ele é. Mesmo seguindo os dados da revelação pela qual sabemos que Deus é uno e trino, as ideias que formamos da Santíssima Trindade, das três Pessoas divinas, da perfeições de Deus, permanecem sempre abaixo da realidade. Sim, enquanto estamos sobre a terra, conhecemos Deus 'como por um espelho e em enigma' e somente no céu 'O veremos face a face' (1 Cor. 13, 12). E assim como não temos um conhecimento adequado de Deus, também não o temos da santidade: só até um certo ponto conhecemos as coisas de Deus, e assim sucede também com o caminho da perfeição. Com efeito, nem sempre sabemos discernir o que é mais perfeito e muitas vezes erramos, mesmo sem querer, supondo que é bom e santo o que na realidade não o é.

   Por outro lado, a plena união com Deus, isto é a santidade, exige uma perfeita orientação para Ele, em conformidade com o primeiro e maior preceito de Jesus: 'Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu espírito' (Mt. 22, 37); mas esta perfeita orientação excede as nossas forças, porque temos um conhecimento muito imperfeito de Deus e do caminho que a Ele conduz. Deveremos então renunciar à santidade? De maneira nenhuma! Deus que nos quer santos, dar-nos-á também o modo de o sermos: foi precisamente para esse fim que nos foi dado o Espírito Santo.'Recebereis a virtude do Espírito Santo que descerá sobre vós', disse Jesus.

   O Espírito Santo, que 'penetra ... as profundezas de Deus (1 Cor. 2, 10) e por isso conhece perfeitamente a natureza e os mistérios divinos, que penetra todas as coisas e conhece com perfeição as delicadezas e os segredos da mais elevada virtude, como também as necessidades e as deficiências das nossas almas, vem tomar-nos pela mão para nos guiar à santidade. Enquanto procedemos por nossa iniciativa, a nossa orientação para Deus é sempre imperfeita, incompleta, porque agimos de um modo humano; mas quando intervém o Espírito Santo, Ele opera como Deus, de um modo divino, atrai-nos e orienta-nos completamente para Ele. Quando somos nós a agir, devemos começar sempre pelo trabalho do pensamento e só depois passar à determinação da vontade; mas porque o nosso pensamento é tão limitado, eis que na prática ficamos sempre imensamente aquém do que deveríamos fazer por Deus. Quando, pelo contrário, intervém o Espírito Santo, Ele age diretamente sobre a vontade, atraindo-a a Si, inflama-nos o coração e, em consequência, ilumina-nos a mente. Assim nasce em nós aquele 'sentido de Deus' que não sabemos exprimir, mas que nos faz conhecer e saborear a Deus, e nos orienta para Ele mais do que qualquer outro raciocínio ou expediente nosso. Então sentimos que Deus é 'único', que todas as criaturas estão infinitamente distantes d'Ele, sentimos que Ele merece todo o nosso amor e que este é um nada em comparação com a infinita amabilidade divina; sentimos que qualquer sacrifício é sempre muito pouco para um Deus tão grande. Deste modo o Espírito Santo coloca-nos no caminho da santidade. E fá-lo, ajudando-nos a superar as dificuldades práticas: muitas vezes, por exemplo, encontramo-nos em luta com um defeito que não conseguimos vencer, com uma virtude que não conseguimos adquirir, com um problema que não sabemos resolver, mas, a certa altura, sem sabermos como, as coisas mudam; vemos então com clareza o que primeiro nos deixava duvidosos, e conseguimos fazer com facilidade o que antes nos parecia impossível. Também isto é fruto da ação do Espírito Santo na nossa alma. Eis porque as Suas iniciativas são tão preciosas para nós, e porque devemos desejá-las e implorá-las com grande confiança". (P. Gabriel de Sta M. Madalena, O. C. D. - INTIMIDADE DIVINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário