SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sábado, 23 de maio de 2015

A GRAÇA - I - GRAÇA SANTIFICANTE - 45ª LIÇÃO

 
Em cima: Representação de uma alma na graça de Deus.
Em baixo: Representação de uma alma sem a graça de Deus,
ou seja, no pecado mortal. 



A graça santificante é um dom divino que nos faz filhos de Deus e dignos do céu.
   Um doutor da lei perguntou a Jesus como podia entrar no reino de Deus. Jesus respondeu: "Se alguém não nascer de novo, não pode entrar no reino de Deus". Jesus quer que recebamos uma vida nova em nossa alma. A primeira vez que nascemos, recebemos só a vida natural do corpo e da alma, aquela vida que também os pagãos têm. A vida natural da alma é a força de pensar e querer livremente. A alma de um pagão pode pensar e querer coisas boas, mas nunca pode pensar e querer de maneira tão perfeita, que por isso mereça o céu, onde veremos a Deus. Para isso precisamos de uma nova força de pensar e querer, isto é, de uma nova vida. Devemos nascer de novo, isto é, Deus há de criar em nós uma nova força de pensar e querer.
   Não temos direito algum a esta nova vida, a esta vida sobrenatural. Recebemo-la de graça. Por isso chamamos aquele dom de Deus: GRAÇA. Dizemos graça santificante porque aquela nova vida nos santifica, isto é, nos faz santos.
   A graça santificante faz-nos dignos do céu, isto é, quando morremos com a graça santificante temos o direito de entrar no céu. Quem quer viajar de navio, na entrada, deve dar o bilhete ao empregado. O viajante que tiver o bilhete pode entrar; quem não tiver não entra. A graça santificante é como um bilhete de entrada que dá direito ao céu. Quem tiver a graça santificante entra no céu. Quem não tiver a graça santificante não entra no céu. A graça santificante faz-nos dignos do céu.
   A graça santificante faz-nos filhos de Deus. Nós somos criaturas e servos de Deus, porque tudo quanto temos pertence a Deus. Mas pela graça santificante Deus nos admite como seus filhos.
   Um rei viu um menino pobre, e teve pena dele. E levou o menino para o seu palácio e o adotou como filho, isto é, deu-lhe todos os direitos, que tem o filho dum rei. O menino tornou-se filho adotivo do rei, e, quando o rei morreu, o pequeno recebeu a sua herança. Pela graça santificante nos tornamos filhos adotivos de Deus. Deus nos ama como um pai ama a seus filhos. Deus dá-nos todos os direitos de filhos. Deus não morre. Mas, quando nós morremos com a graça santificante, ele dá a sua rica herança, que é o céu. Como Deus é bom!
   A graça santificante se perde pelo pecado mortal. A alma que perdeu a graça santificante é mais feia que um corpo podre.
   Quem perdeu a graça santificante pode ganhá-la de novo pela confissão, ou pelo arrependimento perfeito junto com a vontade séria de se confessar. Quem comete uma falta grave, deve arrepender-se logo por amor de Deus e de Jesus Cristo e tomar a resolução de confessar bem este pecado e de não o cometer mais.
   Depois do batismo o padre põe uma toalha branca sobre a criança e diz: "Recebe a veste branca e guarda-a sem mancha até o tribunal de Nosso Senhor Jesus Cristo".
   Esta veste branca representa a graça santificante. Devemos guardá-la com cuidado até aparecermos diante do tribunal de Jesus. 
EXEMPLO
   Um dia Deus mostrou a Santa Catarina de Sena uma alma em estado de graça santificante. Santa Catarina admirou muito aquela sublime beleza e depois contou: "A beleza era tão admirável, que queria dar a minha vida, para assegurar a essa alma tão incomparável tesouro". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário