SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

ALGUMAS PÁGINAS HISTÓRICAS DO CONCÍLIO VATICANO II - 10ª página

   O ESQUEMA SOBRE A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA.

   "Segundo o Padre Rahner, cujos comentários escritos foram distribuídos a todos os participantes da conferência, o esquema, tal como estava redigido, era uma "fonte de vivas preocupações" para ele e para os padres Grillmeier e Semmelroth, bem como para o Padre Ratzinger, que também o haviam examinado sob o especto teológico. Afirmava ele que, sob o ponto de vista ecumênico, se aquele texto fosse aprovado "causaria um mal incalculável, em relação tanto aos Orientais como aos Protestantes".  

     Em 27 de outubro, Mons. Grotti, servita, Bispo Titular de Tunigaba, prelado do Acre e Purus, no Brasil, distribuiu uma refutação a todos os argumentos apresentados em favor de uma fusão dos dois esquemas. Quanto ao argumento segundo o qual um esquema separado sobre a Santíssima Virgem seria considerado como definidor de coisas novas, ele fazia observar aos Padres Conciliares que eles tinham diante de si muitos outros esquemas, no entanto ninguém imaginava ver aí algo que fosse novo. Objetava-se também que seria honrar mais a Maria que a Cristo; ora, claramente saltava do texto que Maria não estava "nem acima de Cristo, nem contra Ele". Os excessos de piedade marial não constituíam argumento válido contra um esquema separado, mas, ao contrário, pelejavam em favor dele, uma vez que é mais fácil apresentar com clareza a verdade em um esquema separado. "O ecumenismo consiste em confessar ou em esconder a verdade?  - perguntou ele. O Concílio deve explicar a doutrina católica ou a de nossos irmãos separados? (...) Esconder a verdade nos agride e agride os que estão separados de nós. Agride-nos porque fazemos papel de hipócritas. Agride os que estão separados de nós, porque assim eles parecem fracos e susceptíveis de serem ofendidos pela verdade". Mons. Grotti concluiu sua refutação com um apelo: "Façamos a distinção entre os dois esquemas. Professemos abertamente a nossa Fé. Sejamos doutores dos que estão na Igreja, ensinando-lhes com clareza, e não escondendo a verdade". 

   Em 29 de outubro foi submetida à votação a seguinte questão: "É do agrado dos Padres Conciliares que o esquema sobre a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja revisto de modo a se tornar o capítulo VI do esquema sobre a Igreja?" A apuração dos escrutínio apresentou 1.114 votos a favor da fusão dos dois esquemas; a maioria requerida era de 1.097. O Padre Rahner e a Aliança Europeia o tinham arrebatado por 17 votos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário