SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

OS DEVERES DOS FILHOS

I. Os deveres dos filhos  para com os pais.
Em virtude da piedade filial, os filhos devem a seus pais:

1. RESPEITO tanto interior como exterior. 
Por isso são pecados contra o quarto mandamento: faltar o respeito com desprezo interior, com palavras ofensivas, desestima, violência. Um mau trato insignificante, mas sério, pode ser pecado grave. Por exemplo: levantar a mão ameaçando os pais. Falta também ao respeito quem se envergonha dos pais, quem os renega por causa de sua baixa condição, de suas vestes pobres etc.  - Não falta, porém, ao respeito quem, com boas intenções e sem desprezo interior, emprega força contra os pais que perderam o uso da razão (p. ex. em casos de loucura, embriaguez etc.), para impedir que façam alguma coisa inconveniente. O mesmo vale do filho que por justo motivo (p. ex. por um crime deles) não quer ter consigo os pais, contanto que lhes dê o conveniente auxílio. 

2. AMOR em pensamentos e obras.
São pecados contra o devido amor: aversão, imprecações, ódio, palavras e ações ofensivas, causar desgosto (um desgosto grande que leve os pais a ficar muito tristes é pecado mortal), não rezar por eles, não os ajudar em suas necessidades espirituais e temporais. - Quando os pais se acham em grave necessidade, os filhos não podem entrar na vida religiosa se lhes puderem valer ficando no mundo. Não está obrigado a pagar, depois da morte dos pais, as dívidas deles quem não herdou nada, nem ainda no caso em que as dívidas tenham sido feitas em prol da educação dos filhos. (Isto só olhando o direito canônico). 

3. OBEDIÊNCIA em todas as coisas lícitas, relacionadas com a sua educação ou com a ordem doméstica.
A desobediência é pecado grave, quando se trata de coisas importantes e os pais deram verdadeira ordem. Em questões educativas, o dever de obedecer perdura até a maioridade. Os filhos são livres na escolha da vocação. - Também os maiores devem obedecer em coisas relativas à ordem doméstica, enquanto moram na casa paterna. Antes de casar os filhos devem pedir conselhos aos pais; não seguir, porém, um conselho prudente dos pais de ordinário é somente pecado leve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário