No alto do quadro, na representação maior: Vemos Moisés ordenando aos Israelitas, da parte de Deus, que apedrejem um homem que havia apanhado lenha num sábado. É o que lemos o livro dos Números XV, 32-36: "
Ora aconteceu que, estando os filhos de Israel no deserto, e encontrando um homem que apanhava lenha no dia de sábado, apresentaram-no a Moisés, a Arão e a toda a multidão. E eles puseram-no em prisão, não sabendo o que deviam fazer dele. E o Senhor disse a Moisés: Este homem seja morto, todo o povo o apedreje fora dos acampamentos. E, tendo-o tirado para fora, apedrejaram-no e morreu, como o Senhor tinha mandado."
Para certos crimes havia, no Antigo Testamento, pena de morte, ordenada pelo próprio Deus. Na Igreja, isto foi abolido no Novo Testamento.
 |
Detalhe do quadro: explicação à direita |
Em baixo do quadro, à esquerda: Vemos representado Nosso Senhor Jesus Cristo e atrás d'Ele vemos os Apóstolos colhendo espigas de trigo em dia de sábado para matar a fome. Isto não era pecado contra o 7º Mandamento (não furtar). Era permitido a pessoa apanhar e descascar com a mão o que era necessário para matar a fome. De que os Fariseus querem incriminar os Apóstolos é de fazer este trabalho em dia de sábado. Eis o que diz o Santo Evangelho: "
Sucedeu que, caminhando o Senhor em dia de sábado, por entre campos de trigo, os seus discípulos, enquanto caminhavam, começaram a colher espigas. Os fariseus diziam-lhe: como é que fazem ao sábado o que não é lícito? Ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando se encontrou em necessidade e teve fome, ele e os que ele estavam? Como entrou na casa de Deus sendo sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, dos quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes, e deu aos que com ele estavam? E dizia-lhes: O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Por isso o Filho do homem é senhor também do sábado" (São Marcos, II, 23-28).
 |
Detalhe do quadro: explicação à esquerda |
Em baixo do quadro, à direita: Vemos representado aos pés de Jesus Cristo, um homem que tinha uma das mãos seca, e, diante de Jesus vemos também os escribas e fariseus. Eis o que diz o Santo Evangelho: "
Outra vez Jesus entrou na Sinagoga e encontrava-se lá um homem, que tinha uma das mãos seca. Observavam-no para ver se curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem. Jesus disse ao homem, que tinha a mão seca: Vem aqui para o meio. Depois disse-lhes: É lícito em dia de sábado fazer bem ou mal? Salvar a vida ou tirá-la? Eles, porém, calavam-se. Olhando-os então em roda com indignação, contristado da cegueira de seus corações, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão.. Mas os fariseus, retirando-se, entraram logo em conselho contra ele com os herodianos, para ver como o haviam de perder" (São Marcos III, 1-6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário