SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CATECISMO DO SANTO CURA D'ARS SOBRE O PECADO ( II )

   O que vive no pecado toma os hábitos e a forma dos animais. O animal, que não tem razão, só conhece os seus apetites; do mesmo modo, o homem que se torna semelhante aos animais perde a razão e deixa-se guiar pelos movimentos do seu cadáver. Põe o seu prazer em beber bem, em comer bem e gozar das vaidades do mundo, que passam como o vento. Eu lastimo os pobres infelizes que correm atrás desse vento... Ganham bem pouco; dão muito por um proveito bem pequeno; dão a sua eternidade pela mísera fumaça do mundo.
   Meus filhos, como é triste quando uma alma está em estado de pecado! Pode morrer neste estado, e então tudo o que fez já não tem mérito diante de Deus. É por isso que o demônio fica tão contente quando uma alma está no pecado e persevera nele; porque ele pensa que ela trabalha para ele e que, se ela viesse a morrer, ele a teria... No pecado a nossa alma é toda sarnenta, toda pobre; faz pena... O pensamento de que o bom Deus a olha deveria fazê-la entrar em si mesma... E depois, que prazer temos nós no pecado? Nenhm. Temos sonhos medonhos... de que o demônio nos carrega... de que caímos em precipícios... Ponde-vos bem com Deus, recorrei ao sacramento da penitência: dormireis tranqüilos como um anjo. Ficamos contentes de acordar à noite para falar ao bom Deus... só temos na boca ações de graças; elevamo-nos com grande facilidade para o céu, como uma águia que fende os ares.
   Vede, meus filhos, como o pecado degrada o homem! De um anjo criado para amar a Deus ele fez um demônio que o amaldiçoará por toda a eternidade... Ah! se Adão, nosso primeiro pai, não tivesse pecado, e se nós não pecássemos todos os dias, como seríamos felizes! Seríamos tão felizes como os santos no céu. Não haveria mais infelizes na terra. Oh! como seria belo!...
   Efetivamente, meus filhos, é o pecado que atrai sobre  nós todas as calamidades, todos os flagelos: a guerra, a peste, a fome, os terremotos, os incêndios, a geada, a saraiva, as tempestades, tudo quanto nos desola, tudo o que nos infelicita.
   Vede, meus filhos, uma pessoa que está em estado de pecado é sempre triste. Por mais que faça, está aborrecida, entediada de tudo, ao passo que a que está em paz com Deus, está sempre contente, sempre alegre... Ó bela vida!... e bela morte!...
   Meus filhos, nós temos medo da morte... bem creio! É o pecado que nos faz ter medo da morte; é o pecado que torna a morte horrorosa, pavorosa; é o pecado que assusta o mau na hora do terrível trânsito. Ai! meu Deus! há bem que ficar assustado... Pensar que se está amaldiçoado! e amaldiçoado por Deus!... isto faz tremer... Amaldiçoado por Deus! e por que? por que é que os homens se expõem a ser amaldiçoados por Deus? ... Por uma blasfêmia, por um mau pensamento, por uma garrafa de vinho, por dois minutos de prazer!... Por dois minutos de prazer perder a Deus, a própria alma, o céu, para sempre!... Ver-se-á subir ao céu, em corpo e alma, esse pai, essa mãe, essa irmã, esse vizinho, que estava junto de nós, com quem havemos vivido, mas que não imitamos; ao passo que nós desceremos em corpo e alma ao inferno para arder nele. Os demônios rolar-se-ão sobre nós. Todos os demônios cujos conselhos houvermos seguido virão atormentar-nos...
   Meus filhos, se vísseis um homem levantar uma grande fogueira, empilhar gravetos uns sobre os outros, e, perguntando-lhe o que estava fazendo, ele vos repondesse: "Estou preparando o fogo que me deverá queimar", que pensaríeis? E se vísseis esse mesmo homem aproximar a chama da fogueira, e, quando está acesa, atirar-se dentro... que diríeis? Cometendo o pecado, é assim que nós fazemos. Não é Deus que nos lança ao inferno, somos nós que nos lançamos nele pelos nossos pecados. O condenado dirá: "Perdi a Deus, minha alma e o céu: foi por minha culpa, por minha culpa, por minha máxima culpa!... Elevar-se-á do braseiro para tornar a cair nele... Sentirá sempre a necessidade de se elevar, porque era criado para Deus, o maior, o mais alto dos seres, o Altíssimo... como uma ave num aposento voa até o teto e torna a cair... a justiça de Deus é o teto que detém os condenados.
   Não há necessidade de provar a existência do inferno. O próprio Nosso Senhor fala dele quando conta a história do mau rico que clamava: "Lázaro! Lázaro!"Bem se sabe que há um inferno, mas vive-se como se não houvesse; vende-se a própria alma por algumas moedas.
   Adiamos a nossa conversão  para a morte; mas quem nos assegura que teremos o tempo e a força nesse momento temível que todos os santos recearam, em que o inferno se congrega para desferir-nos um último assalto, vendo que é o instante dicisivo?
   Muitos há que perdem a fé, e só vêem o inferno, entrando nele.
   Não, verdadeiramente, se os pecadores pensassem na eternidade, nesse terrível sempre!... haveriam de se converter imediatamente... Há perto de seis mil anos que Caim está no inferno, e mal acabou de entrar nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário