SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 24 de julho de 2012

SACRAMENTO DA CONFISSÃO - CONTRIÇÃO

   1 - Em que consiste? Consiste no pesar e sincera detestação da ofensa feita a Deus, por ser Ele quem é.
   Contrição é arrependimento. É dor, um desgosto de ter ofendido a Deus. É uma dor da alma. Quando um rapaz vai roubar laranjas e cai da árvore e machuca o nariz, esta dor é uma dor do corpo, não é arrependimento. Mas, quando o mesmo rapaz pensa no pecado de roubo que cometeu tirando as frutas, se aflige de ter ofendido a Deus pelo pecado, isto é dor da alma, isto é arrependimento. 

   2 - Qualidades de uma boa contrição. A contrição para produzir frutos, deve ter quatro qualidades. 
   Deve ser: INTERIOR - quer dizer que deve nascer do coração e não dos lábios;
                  SOBRENATURAL - quer dizer que deve ser excitada em nós pela graça de Deus, fundada em motivos de fé. Quem se arrependesse de um pecado por considerações humanas, por exemplo, por ter perdido a saúde, a reputação, ou por ter estragado os negócios, não teria contrição sobrenatural;
                  SUMA - quer dizer que devemos ter maior pesar de ter ofendido a Deus do que se nos tivera acontecido qualquer outra desgraça, por maior que seja. 
                    O pecado é o maior mal do mundo. 
                   UNIVERSAL - quer dizer que a contrição deve se estender a todos os pecados cometidos, ao menos aos mortais. Se uma pessoa cometeu, por exemplo, quatro pecados mortais diferentes, e se arrepende só de três, não recebe o perdão de nenhum. 

   3 - Espécies de contrição. Há duas espécies de contrição: a perfeita, que propriamente se chama CONTRIÇÃO, e a imperfeita que se chama ATRIÇÃO.
   O que caracteriza estas espécies de contrição não é a intensidade do sentimento; é a maior ou menor perfeição dos motivos que a provocam. 
   A contrição é perfeita quando excitada pelo amor de Deus. Arrependemo-nos e detestamos o pecado, por ser ofensa a Deus infinitamente bom e amável sobre todas as coisas.
   A contrição é imperfeita quando excitada pela vergonha do pecado ou pelo receio dos castigos. O ódio ao pecado cometido não é pela injúria feita a Deus, mas pelo prejuízo que nos trouxe para a alma. Em outras palavras: detesta-se o pecado por sua fealdade sobrenatural ou por se ter perdido o céu e merecido as penas do inferno. 
   Uma comparação:
  Um pai chama seus dois filhos e lhes diz: meus filhos, a mãe de vocês está doente e necessita urgentemente de um remédio, senão corre risco de vida. Vão à cidade comprar  este remédio o quanto antes. Os meninos vão. Mas lá chegando encontram os colegas seguindo um carro com animais do circo. Se distraem, o tempo passa sem ver. Quando se decidem a ir à farmácia, esta já está fechada. Então ambos se arrependem a ponto de chorar. O mais novo diz: estou profundamente arrependido. Pobrezinha da mamãe! Tão boa! Prejudiquei a ela que me faz tudo de bom! - O mais velho também se arrepende e chorando diz: que burrice eu cometi, chegando em casa vou levar uma coça por não ter levado o remédio prá minha mãe! Ela pode morrer, e eu fico sem ela e sem seus carinhos!
   Pois bem! O primeiro, o mais novo teve arrependimento perfeito; o outro, o mais velho teve arrependimento imperfeito.
  
   Há vantagem da contrição perfeita sobre a imperfeita.
   A contrição perfeita, unida ao desejo de confessar-se, põe logo o pecador em graça de Deus; ao passo que a imperfeita só lhe alcança o perdão, unida ao sacramento.

  NÃO PODE HAVER PERDÃO DOS PECADOS sem a contrição deles. E quem não quer se confessar, também não pode ter contrição perfeita. 
   Para excitar em nós uma verdadeira contrição, havemos de considerar principalmente:
   1º A grave ofensa a Deus, que nos fez tantos benefícios, que é nosso pai, que tanto nos ama, e que é infinitamente digno de ser amado sobre todas as coisas e de ser fielmente servido.
   2º  As penas atrocíssimas que Jesus Cristo sofreu na sua paixão e morte pelos nossos pecados.
   3º  Os tormentos do inferno que merecemos com o pecado mortal e a felicidade do céu que perdemos.

Pequeno ato de contrição
   Meu Deus, tenho muita pena de ter pecado, porque ofendi a Vós, meu Sumo Bem, e porque mereci os castigos de vossa justiça. Perdoai-me, Senhor! Não quero mais pecar. 
     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário