SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

DISPOSIÇÕES PARA BEM CONFESSAR

   Para fazer uma boa confissão, exigem-se cinco coisas: 1º Exame; 2º Contrição; 3º Propósito; 4º Confissão dos pecados; 5º Satisfação. 

O EXAME DE CONSCIÊNCIA

  1- Que é? O exame é uma diligente indagação dos pecados cometidos. 
  2- Como fazer? Devemos primeiramente pôr-nos na presença de Deus, examinar-nos com diligência sobre os pecados cometidos por pensamentos, palavras, obras e omissões, contra os mandamentos da lei de Deus e da Igreja e contra as obrigações do próprio estado.
   Quem não sabe ler passa na lembrança os dez mandamentos da lei de Deus e os cinco da Igreja e os pecados contra cada um deles, que aprendeu no catecismo.
   Devemos examinar-nos sobretudo sobre os maus hábitos e as ocasiões de pecado.
   3- É preciso indagar o número dos pecados, no caso dos pecados mortais. Quem não se lembra do número exato dos pecados, deve procurar o número que mais se aproxima do verdadeiro, considerando quanto tempo continuou naquele pecado. 

   4- E quanto às circunstâncias? Há circunstâncias que mudam a espécie de pecado ou mudam o pecado de venial em mortal; outras  ainda que aumentam muito a malícia do pecado; é preciso examiná-las também.
   Exemplos: Quem furtou coisa sagrada na Igreja, ou quem bateu em um sacerdote, deve notar esta circunstância do lugar sagrado ou da pessoa sagrada, para declará-la na confissão; porque em tal caso, o pecado de furto e falta de caridade vem a ser além disso um sacrilégio. 
   Outro exemplo: Quem furta cem reais comete um pecado mais grave do que quem roubasse um real. 

   5- E os pecados veniais? Não há obrigação de nos examinarmos sobre os pecados veniais; mas é coisa muito conveniente examinar-nos sobre os pecados veniais que mais agravam a consciência e que foram cometidos com vontade deliberada.

   6- Quanto tempo deve durar o exame? Deve-se empregar no exame, mais ou menos tempo, segundo a necessidade, isto é, segundo o número e a quantidade dos pecados que pesam na consciência e segundo o tempo decorrido depois da última confissão. Assim, para uns, bastarão cinco a quinze minutos, enquanto para outros serão necessários vinte a trinta minutos ou mais.

   7- Como se pode facilitar este exame? O exame tornar-se-á fácil, pensando nós nos lugares em que estivemos, nas pessoas que frequentamos e nas coisas em que nos ocupamos; e muito mais fácil se torna para os que têm o louvável costume de examinar todos os dias a consciência, coisa tão recomendada a quem quer viver cristãmente.
   Quem não se examina não descobre os seus pecados. Arrisca-se a faltar com a integridade da confissão.
   A Bíblia Sagrada diz que quem disser que não tem pecado, é um mentiroso. Não contando Maria Santíssima, só duas espécies de pessoas que não cometem pecado algum: aqueles que não chegaram ainda ao uso da razão e aqueles que perderam o uso da razão. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário