SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sábado, 27 de setembro de 2014

A COMUNHÃO - O MODO - A OBRIGAÇÃO - A COMUNHÃO ESPIRITUAL

O MODO DE COMUNGAR
   Quando vamos comungar, devemos ir recolhidos. Ajoelharmo-nos e levantar um pouco a cabeça; ter os olhos modestos e voltados para a Sagrada Hóstia. Abramos suficientemente a boca e estendamos um pouco a língua sobre o lábio inferior. Devemos estar de joelhos e de mãos postas.
   A patena que o ajudante segura sob o queixo é para receber a partícula ou algum fragmento que por acaso cair das mãos do Sacerdote.
   Deve-se procurar engolir a sagrada partícula o mais depressa possível e abster-se por algum tempo de cuspir.
   Se a partícula se pegar aos céu da boca, despregue-se reverentemente com a língua e nunca com o dedo.

OBRIGAÇÃO DA COMUNHÃO
   1) O terceiro Mandamento da Igreja nos obriga a COMUNGAR AO MENOS UMA VEZ NO ANO, PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.  O tempo útil para cumprir o dever pascal é o próprio Tempo Pascal, isto é, desde a Quinta-feira Santa até a Festa de Pentecostes. Por justa causa, este preceito pode ser cumprido em outro tempo dentro do ano.
   Todos os cristãos que atingiram a idade do uso da razão estão obrigados a cumprir este preceito.
   Quem fizer comunhão sacrílega não cumprirá o preceito, porque a intenção da Igreja é que se receba o Sacramento para o fim por que foi instituído, isto é, para nossa santificação.

COMUNHÃO FREQÜENTE
   Quando a Santa Igreja nos obriga a comungar ao menos uma vez por ano, ela nos dá a conhecer que seu desejo é que comunguemos mais freqüentemente. A alma não tem menos necessidade de alimento espiritual, que o corpo de sustento material. Ora, alimentamos o corpo todos os dias. Será que nossa alma conservará a fortaleza contra as tentações e conseguirá o desenvolvimento da vida sobrenatural, com uma única comunhão no ano? Comunguemos freqüentemente. Ter, no entanto, o cuidado de comungar com reta intenção para não cair na rotina.
   Não se pode dar a todos uma norma determinada. Mas tenhamos por muito certa a norma de Santo Agostinho: "FAZE POR VIVER DE TAL MODO, QUE POSSAS COMUNGAR TODOS OS DIAS".

COMUNHÃO ESPIRITUAL
   Comunhão espiritual é um desejo ardente de receber Nosso Senhor presente na Eucaristia, sem que, todavia, se realize este desejo.
   Consta de três atos:
   a) Ato de fé na Presença Real.
   b) Recordação dos benefícios espirituais que Nosso Senhor nos conseguiu pela Sua Paixão e que nos concede na Sagrada Comunhão.
   c) Ato de caridade, unido à vontade de recebê-Lo na Comunhão Sacramental.
   Fórmula para a Comunhão Espiritual: "Ó meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Adoro-Vos e Vos dou graças por todos os benefícios que me tendes concedido, especialmente porque Vos destes a mim neste Sacramento. Desejo possuir-Vos na minha alma. E como não posso nesta hora receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao íntimo do meu coração. Inflamai o meu coração de amor por Vós!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário