SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O BATISMO DAS CRIANÇAS

   I - OBRIGAÇÃO DOS PAIS: Os pais e mães de família têm obrigação de levar seus filhos à igreja ou capela para serem batizados, quanto antes. A ausência de padrinhos não é justificativa para adiar por mais tempo o batismo.

   II - RAZÕES PORQUE SE BATIZAM AS CRIANÇAS:
   1º) Jesus Cristo prometeu sua assistência à Igreja até à consumação dos séculos. Assistida e iluminada pelo Espírito Santo, a Igreja sempre batizou as crianças. É impossível que se tenha enganado em matéria tão importante, como é a condição para a salvação eterna. "Quem ousaria dar testemunho contra tão grande Mãe?" pergunta Santo Agostinho.
   Quando Jesus fala a Nicodemos sobre a necessidade do Batismo e também quando manda aos Apóstolos que batizem todos os povos, não faz exclusão das criancinhas. Os Apóstolos assim entenderam, pois, como lemos no Novo Testamento, São Pedro fez batizar a família de Cornélio (Atos, X, 48); em Filipos, São Paulo batizou a tintureira Lídia e sua família (Atos, XVI, 33); e em Corinto, batizou a família de Estéfano (1 Cor. I, 16). Será que não haveria nenhuma criança entre essas famílias?
   Nos primeiros séculos da Igreja, nas catacumbas, encontram-se inscrições sobre túmulos de cristãos batizados em tenra idade.
   Do VI ao XVI séculos, todos eram batizados na primeira infância. Se o batismo das crianças não fosse válido, ter-se-ia apagado o cristianismo da Terra, durante estes mil anos.
   Diz o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: "A prática de batizar as crianças é uma tradição imemorial da Igreja. É atestada explicitamente desde o século II. Mas é bem possível que desde o início da pregação apostólica, quando "casas" inteiras receberam o Batismo, também se tenha batizado as crianças.
   2º) A fé exigida por Cristo para o Batismo ("Quem crer e for batizado será salvo") refere-se aos adultos, porque a criança não é capaz de fazer um ato de fé. O ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO PARA AS CRIANÇAS É A ADMINISTRAÇÃO DO BATISMO. Privá-las deste único meio seria ir contra a vontade de Cristo, que quer a salvação de todos e que, em sua vida terrena, manisfestou especial carinho e amor para com elas.

   3º) A criança herda o pecado original sem o querer. A mancha do pecado não lhe pode ser apagada, sem esforço próprio? Pecador em Adão, sem culpa pessoal, só pelo fato de nascer, é salvo em Jesus Cristo, sem esforço pessoal, só pelo fato do renascimento sacramental.

   4º) Dá-se à criança, sem consultar sua vontade, a vida natural, que é um bem. Não se lhe pode dar também a vida sobrenatural, que é um bem muito maior?

   5º) Já que não podem fazer um ato pessoal de fé, as crianças são assistidas pela fé dos próprios pais, se forem cristãos, e pela fé da Santa Madre Igreja.

   NOMES CRISTÃOS.
   Às crianças deve-se dar um nome cristão, e não nome de entes fabulosos e de ímpios, e outros ridículos e fúteis colhidos em romances e novelas. Escolha-se o nome de um Santo que sirva de protetor celeste à criança e de modelo para viver cristãmente. Até  psicologicamente falando, o nome de santo pode ter influência benéfica na pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário