SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CATECISMO DO SANTO CURA D'ARS SOBRE A PALAVRA DE DEUS

   Meus filhos, não é pouca coisa a palavra de Deus! As primeiras palavras de Nosso Senhor aos seus Apóstolos foram estas: "Ide e instruí..." para fazer-nos ver que a instrução passa à frente de tudo.
   Meus filhos, que é que nos faz conhecer a nossa religião? São as instruções que ouvimos. Que é que nos dá o horror ao pecado?... nos faz enxergar a beleza da virtude?... nos inspira o desejo do céu? As instruções. Que é que faz conhecer aos pais e às mães os deveres que têm a cumprir para com seus filhos, aos filhos os deveres que têm para com seus pais? As instruções.
   Meus filhos, por que se costuma ser tão cego e tão ignorante? Porque não se faz caso da palavra de Deus. Há alguns que não dizem sequer um Pai-Nosso e uma Ave-Maria para pedir a Deus a graça de bem ouvi-la e aproveitá-la.
   Eu creio, meus filhos, que uma pessoa que não ouve a palavra de Deus como é preciso, não se salvará; não saberá o que é preciso fazer para isso. Mas com uma pessoa instruída há sempre recurso. Por mais que se extravie por toda sorte de maus caminhos, pode-se sempre esperar que ela torne ao bom Deus cedo ou tarde, ainda quando só fosse na hora da morte. Ao passo que uma pessoa que não é instruída é como uma pessoa que definha, como um doente em agonia que não tem mais conhecimento: não conhece nem a grandeza do pecado, nem a beleza da alma, nem o preço da virtude, arrasta-se de pecado em pecado como um trapo que arrastam na lama.
   Vede, meus filhos, a estima que Nosso Senhor tem da palavra de Deus; àquela mulher que grita: "Bem-aventurados os peitos que vos criaram e o ventre que vos trouxe!" Ele responde: "Quão mais felizes aqueles que escutam a palavra de Deus e a põem em prática!"
   ... Meus filhos, sai-se durante as instruções, passa-se a instrução a rir, não se escuta, acredita-se ser sábio demais para vir ao catecismo...acreditais, meus filhos, que isso passará assim? Oh! não, por certo! Deus disporá as coisas bem diversamente.
   Reparai, como é triste! pais e mães ficaram fora durante as instruções; entretanto, eles são obrigados a instruir os filhos, mas que quereis que eles lhes ensinem? Eles próprios não são instruídos. Tudo isso corre risco de levar para o inferno... É pena!
   Meus filhos, tenho notado que não há momento em que se tenha mais vontade de dormir do que durante as instruções... Dir-me-eis: "Tenho sono demais..."Se eu tomasse um violino, ninguém pensaria em dormir, tudo se mexeria, tudo ficaria alerta...
   Há uns que se vão embora repetindo em todos os tons: "Os padres dizem bem o que querem". Não, meus filhos, os padres não dizem o que querem; dizem o que há no Evangelho. Os padres que vieram antes de nós disseram o que nós dizemos; os que vierem depois de nós deverão dizer a mesma coisa. Nós só devemos dizer o que Nosso Senhor ensinou.
   Meus filhos, vou citar-vos um exemplo que mostra o que é  não crer no que os padres dizem. Havia dois soldados que passavam por um local onde se fazia uma missão. Um deles propôs ao camarada irem ao sermão; e foram. O missionário pregava sobre o inferno: "Acreditais tudo o que diz esse cura? perguntou o menos mau dos dois. - Oh! não, respondeu o outro, acredito que são besteiras  para fazer medo ao mundo.- Pois bem! eu acredito; e para te provar que acredito vou deixar o estado militar e vou entrar num convento. - Vai para onde quiseres! eu, eu continuo o meu caminho". E eis que, continuando o seu caminho, cai doente e morre. O outro, que estava no convento, sabe da morte dele e se põe em orações, para que Deus lhe faça conhecer em que estado morrera o companheiro. Um dia, estando a rezar, aparece-lhe o companheiro; ele reconhece e pergunta-lhe: "Onde estás tu?" - No inferno, estou condenado! - Infeliz! crês agora no que disse o missionário? - Sim, creio. Os missionários só têm uma falta, é dizerem só uma centésima parte das penas que se sofrem aqui".
   Meus filhos, penso muitas vezes que o maior número dos cristãos que se condenam, condenam-se por falta de instrução... Entende-se mal a religião... Tinham condição de saber e não sabem.
   ...Uma pessoa instruída tem sempre dois guias que marcham na sua frente: o conselho e a obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário