SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 17 de agosto de 2014

CATECISMO DO SANTO CURA D'ARS SOBRE O ORGULHO

   O orgulho é esse maldito pecado que expulsou os anjos do paraíso e os precipitou no inferno. Esse pecado começou com o mundo.
   Vede, meus filhos, peca-se por orgulho de diferentes maneiras. Uma pessoa terá orgulho no traje, na linguagem, na postura, até no modo de andar. Há pessoas que, quando estão na rua, andam com ufania e parecem dizer ao mundo que as vê: "Vejam como eu sou grande, como sou empertigado, e sei andar bem!" Outras, que, quando fazem algum bem nunca acabam de contá-lo, e, se deixam de fazê-lo, ficam desoladas, pensando que vão ter má opinião delas... Outras que se encomodam muito com estar com pobres quando encontram pessoas conhecidas; procuram sempre a companhia dos ricos. Se por acaso, são recebidas pelos grandes do mundo, gabam-se, tiram disso vaidade. Há outras que têm orgulho falando: examinam o que vão dizer, esforçam-se na boa linguagem, e, se lhes não ocorre uma palavra, ficam muito aborrecidas, por terem medo de que zombem delas. Ah! meus filhos, uma pessoa humilde não é assim... Quer zombem dela, quer a estimem, quer a desprezem, quer lhes prestem atenção, quer a deixem de lado, para ela é a mesma coisa.
   Reparai, meus filhos, se quiserdes conhecer quando uma pessoa é orgulhosa, escutai-a falar: será sempre ela quem terá a palavra; ela só falará de si; terá sempre feito melhor que os outros; só ela é que faz bem; censura todas as ações dos outros, esperando deste modo salientar as suas.
   Meus filhos, há ainda pessoas que fazem grandes esmolas para se fazerem estimar: isto não!... Essas pessoas não tirarão fruto algum das suas boas obras. Ao contrário, as suas esmolas se tornarão pecado.
   Nós pomos o orgulho em toda parte, como o sal. Gostamos de ver as nossas boas obras conhecidas. Se prestam atenção à vossa virtude, ficamos alegres; se percebem os nossos defeitos, ficamos tristes. Noto isto em grande número de pessoas; se lhes dizem alguma coisa, isso as inquieta, aborrece-as. Os santos não eram assim; afligiam-se se as suas virtudes eram conhecidas e ficavam contentes de que vissem a sua imperfeição.
   Uma pessoa orgulhosa julga que tudo o que ela faz é bem feito; quer dominar sobre todos quantos tratam com ela; tem sempre razão; julga o seu sentir melhor que o dos outros... Não é isto! Uma pessoa humilde e instruída, se lhe perguntam o seu sentir, di-lo mui simplesmente, depois do que deixa falar os outros. Quer eles tenham razão, quer não, ela não diz mais nada.
   São Luís Gonzaga, quando era menino de escola e lhe censuravam alguma coisa, nunca procurava desculpar-se;  dizia o que pensava, e não se incomodava mais com o que pensavam os outros. Se estava errado, estava errado; se tinha razão, dizia assim: "Estive errado outras vezes".
   Meus filhos, os santos eram tão mortos a si mesmos, que pouco se lhes dava que os outros fossem da sua opinião. Dizem no mundo: "Oh! os santos eram simples!" Sim, eles eram simples para as coisas do mundo; mas para as coisas de Deus, eram bem entendidos. Não compreendiam nada das coisas do mundo, por certo! porque elas lhes pareciam de tão pouca importância que eles não lhes davam atenção.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário