SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

REFLEXÕES SOBRE A MORTE

   O Divino Espírito Santo garante nas Sagradas Escrituras que, a pessoa pensando sempre na sua morte,  não peca.

   Imagino que o meu Anjo da Guarda se aproxime de mim e, como outrora o profeta ao Rei Ezequias, diga-me: "O teu tempo acabou; põe em ordem os teus negócios: vais morrer". 


E começo a refletir: QUE É MORRER?  A morte é uma passagem desta vida para a felicidade ou para a desgraça eterna. É o fim do tempo e de todas as coisas temporais: é a entrada na eternidade feliz ou desgraçada.
   Morrerei, isto é, deixarei tudo, sem exceção: parentes, amigos, família... Direi um eterno adeus a todas as coisas da terra. Deixarei a minha casa, os meus móveis, meu carro, tudo o que me pertence. Deixarei absolutamente tudo. Há alguns objetos que eu mais aprecie? Deixá-los-ei como tudo o mais. Que loucura, apegar-me ao que tão depressa passa! Quantos cuidados para afinal se prepararem tão grandes pesares. 

   Morrerei, isto é, o meu corpo será separado da minha alma, e então a sua presença tornar-se-á importuna e penosa, até aos que mais me tiverem amado. Enterrá-lo-ão, para que seja pasto dos vermos. Em lugar de lisonjear tanto a minha carne, que não tardará a ser podridão, quão prudente seria empregar a minha saúde, consumir as minhas forças, trabalhando pela glória de Deus e salvação de minha alma!... - Quando estiver na sepultura, pensarão muito em mim? Oh! que depressa são esquecidos os mortos! Ah! que insignificante é a estima das criaturas. Os grandes da terra são mais lembrados. Mas, para os que não salvaram a alma, que aproveita, serem elogiados onde não estão e atormentados onde estão!

   Morrerei, isto é, irei para a casa da minha eternidade, na expressão da Bíblia (Ecles. XII, 5). O tempo, o mundo, todas as coisas do tempo e do mundo terão desaparecido como um fantasma, e só a eternidade subsistirá! Ó terrível momento! Aparecer no tribunal de Deus, só, na sua presença, ser interrogado sobre toda a minha vida por Juiz infinitamente sábio, justo, e inimigo do pecado, e então sem misericórdia! 

   QUANDO E COMO MORREREI?  Quanto tempo tenho ainda de vida? Não sei: morre-se em toda a idade. Terei tempo de me preparar para a morte? Não sei; sei somente que muitas pessoas, até depois de uma longa doença, morrem quando menos esperam. Receberei os últimos sacramentos, ou morrerei sem confissão? Não sei; posso perder a fala de repente. Além disto, quando uma pessoa está doente, de que é capaz? Que loucura contar com estes últimos momentos, quando se trata da eternidade!

   ESTOU PREPARADO PARA MORRER? Quais as minhas disposições presentes? Estou pronto para deixar tudo? Estou pronto principalmente para comparecer no tribunal de Deus, e dar-Lhe conta de todos os benefícios que tenho recebido da sua bondade, de todos os meus deveres de estado? Está a minha consciência tranquila? Não há nada que me inquiete nas minhas confissões e comunhões? Que imprudência viver num estado, em que não quereria morrer!




 Meu querido São José. ao fazer tais reflexões tomo a resolução de pedir todos os dias a vossa proteção:

ORAÇÃO

   Ó glorioso São José, guarda fiel de Jesus e de Maria, eu vos confio tudo o que possuo e tudo o que sou. Por vossa profunda humildade, mansidão inalterável, paciência invencível, e por aquela perfeita docilidade, que vos tornou tão fiel imitador de todas as virtudes de Jesus, fortificai-me nas minhas penas. sede meu conselho e minha fortaleza, alumiai-me nas minhas trevas, amparai-me nas minhas tentações, consolai-me nas tribulações da vida, e principalmente na minha última agonia. Defendei-me nesse terrível momento, e alcançai-me a graça de expirar em paz, como vós, sobre o Coração de Jesus e nos braços de Maria, cheio da mais terna confiança. Assim seja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário