SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS OU DECÁLOGO

 DECÁLOGO significa "dez palavras" (Ex. 34,28). Essas palavras resumem a Lei dada por Deus ao povo de Israel no contexto da Aliança, mediante Moisés. Ao apresentar os mandamentos do amor de Deus (os primeiros três) e do próximo (os outros sete), traça para o povo eleito e para cada um de nós em particular o caminho de uma vida livre da escravidão do pecado.

Os Mandamentos de Deus encontram-se na Sagrada Escritura em dois livros: Êxodo no capítulo 20 e Deuteronômio no capítulo 5. Vamos ver como estão na Bíblia:

1. O PRIMEIRO MANDAMENTO: 
Êxodo, 20, 2-6
"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra. Não te prostrarás diante dos ídolos, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas uso de misericórdia por mil gerações com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Deuteronômio 5, 6- 10
"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses além de mim... (Como no Êxodo).
Este primeiro mandamento da Lei de Deus assim expresso na Bíblia é sintetizado pela Santa Igreja nesta fórmula catequética:  Amar a Deus sobre todas as coisas. 

2. O SEGUNDO MANDAMENTO;
Êxodo 20, 7.
"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não deixará sem castigo quem pronunciar o seu nome em vão."
Deuteronômio 5, 11.
"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão...
Este segundo mandamento da Lei de Deus assim expresso na Bíblia é sintetizado pela Santa Igreja nesta fórmula catequética: Não tomar seu santo nome em vão.

3. O TERCEIRO MANDAMENTO:
Êxodo 20, 8-11.
"Lembra-te de santificar o dia o sábado. Trabalharás durante seis dias e farás todos os trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado, descanso dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades. Porque o Senhor fez em seis dias o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou".
Deuteronômio 5, 12-15.
"Guardarás o dia de sábado, para o santificar ... 
Este terceiro Mandamento da Lei de Deus assim expresso na Bíblia é sintetizado pela Santa Igreja nesta fórmula catequética: Guardar domingos e festas de guarda. 

4. O QUARTO MANDAMENTO:
Êxodo 20, 12.
"Honra teu pai e tua mãe, para que vivas longos anos na terra que o Senhor teu Deus te dará".
Deuteronômio 5, 16.
"Honra teu pai e tua mãe...
 Fórmula catequética: Honrar pai e mãe.

5. O QUINTO MANDAMENTO:
Êxodo 20, 13.
"Não matarás".
Deuteronômio 5, 17.
"Não matarás".
Fórmula catequética: Não matar.

6. O SEXTO MANDAMENTO:
Êxodo 20, 14.
"Não cometerás adultério".
Deuteronômio 5, 18.
"Não cometerás adultério".
Fórmula catequética: Não pecar contra a castidade.

7. O SÉTIMO MANDAMENTO:
Êxodo 20, 15.
"Não furtarás".
Deuteronômio 5, 19.
"Não furtarás".
Fórmula catequética: Não furtar.

8. O OITAVO MANDAMENTO:
Êxodo 20, 16.
"Não darás falso testemunho contra o teu próximo".
Deuteronômio 5, 20.
"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo".
Fórmula catequética: Não levantar falso testemunho.

9. O NONO MANDAMENTO:
Êxodo 20, 17.
"Não cobiçarás a casa de teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma do que lhe pertença".
Deuteronômio 5, 21.
"Não desejarás a mulher do próximo"...
Fórmula catequética: Não desejar a mulher do próximo.

10. O DÉCIMO MANDAMENTO: 
Êxodo 20, 17.
"Não cobiçarás a casa de teu próximo (...) nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu jumento, nem coisa alguma do que lhe pertence".
Deuteronômio 5, 21. 
"Não cobiçarás (...), nem a sua casa, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença". 
Fórmula catequética: Não cobiçar as coisas alheias. 

Observação: Verificamos que Êxodo 20, 17 e Deuteronômio 5, 21 incluem o nono e o décimo Mandamentos. O nono mandamento fica ligado ao sexto; e o décimo fica ligado ao sétimo. Depois daremos a explicação de cada um em particular. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário