SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A EXTREMA -UNÇÃO ou UNÇÃO DOS ENFERMOS

   I - DEFINIÇÃO: 
   A extrema-unção ou unção dos enfermos é um sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para alívio espiritual e até corporal dos enfermos.

   II - INSTITUIÇÃO: 
   A extrema-unção é um verdadeiro sacramento da Nova Lei, instituído por Jesus Cristo e promulgado pelo Apóstolo São Tiago. Este artigo de fé foi definido pelo Concílio de Trento.
   Não se sabe ao certo quando Jesus instituiu este sacramento. Segundo a opinião de alguns teólogos, foi quando Jesus enviou os Apóstolos a pregar pela primeira vez na Galileia. E aduzem o texto de São Marcos VI, 13: "Expulsavam muitos demônios e curavam inúmeros enfermos, ungindo-os com o óleo". Na opinião de outros, o sacramento só foi instituído depois da Ressurreição. 
   Na Epístola de São Tiago V, 14-15, vem descrito o rito da Extrema-Unção nos seguintes termos: "Está alguém enfermo entre vós? Chame os sacerdotes da Igreja para que rezem sobre ele, ungindo-o com o óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o aliviará; e se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados".
   
   III- MATÉRIA E FORMA:
   A matéria remota é o azeite de oliveira bento pelo Bispo na Quinta-feira Santa. A matéria próxima é a unção que o padre faz, com o óleo dos enfermos, nos cinco sentidos do doente 
   O Concílio de Trento nos fala do simbolismo do óleo. O óleo suaviza as dores, alimenta a chama que alumia, cura as feridas; assim também a Extrema-unção  conforta os doentes, ameniza a dor da alma, restitui a alegria espiritual e cura a alma e até os corpos.
   A forma consiste nas palavras que o sacerdote pronuncia, enquanto faz a unção em cada órgão dos sentidos: "Por esta santa unção e pela piíssima Misericórdia de Deus, Ele te perdoe todos os pecados que cometeste com a vista (com o ouvido, com o olfato, com a boca, com as mãos, com os pés)".

   IV - NECESSIDADE deste Sacramento:
   A condição para a salvação eterna é o estado de graça. Quem o perdeu, pode recuperá-lo pelo Sacramento da Confissão. A Extrema-unção só é necessária, portanto, quando o enfermo se ache em pecado mortal e não possa receber o sacramento da Confissão.

   V - MINISTRO:
   Qualquer padre, e só o padre administra validamente a Extrema-unção.

   VI - SUJEITO DO SACRAMENTO:
   Para receber validamente este sacramento, é preciso: a) ter sido batizado; b) ter ou ter tido o uso da razão; c) estar em perigo de morte, quer por doença, quer por velhice. Além do mais, para se receber com fruto é necessário: estar em estado de graça (o enfermo deve, se possível, confessar e comungar antes) e ter a vontade, expressa ou presumida, de receber o sacramento.
   Não se deve esperar que o enfermo chegue aos extremos para administrar-lhe a extrema-unção. Basta que a enfermidade seja grave e perigosa. Por isso a Igreja achou por bem empregar o outro nome que atiás também sempre existiu: UNÇÃO DOS ENFERMOS. Como já fui Capelão de Hospitais, a experiência mostrou-me que é preferível usar o termo UNÇÃO DOS ENFERMOS.
   A Extrema-unção pode ser reiterada:
   a) por ocasião de nova doença perigosa;
   b) na mesma doença, se é longa e houve convalescença, ao menos aparente e ocorre outra vez o perigo de morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário