SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MATÉRIA E FORMA DO BATISMO

   I - MATÉRIA.
   A. - A matéria remota do Batismo é qualquer espécie de água natural: água do mar, do rio, do poço, da fonte, etc. Todo o líquido que não fôr água natural (óleo, vinho, leite e outros) não constitui matéria válida.
   Tratando-se de Batismo solene, usa-se água benta pelo padre especialmente para este fim, na Vigília de Páscoa. Chama-se água batismal.

   B. - Matéria próxima: é a ablução, ou seja, o ato de lavar com a água. Por que se usa a ÁGUA no Batismo? - 1º) Em primeiro lugar, porque Nosso Senhor escolheu esta matéria: "Se alguém não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus" (S. Jo. III, 5). 2º) A água é a matéria mais apropriada, por se encontrar em toda a parte, e ficar facilmente ao alcance de todos. Devemos estar lembrados de que o Batismo é o sacramento mais necessário para a salvação. 3º) Além disso, a água simboliza o efeito do Batismo com máxima fidelidade. Assim como lava as imundícies, também exprime, de maneira sugestiva, a virtude e a finalidade do Batismo, pelo qual se lavam as manchas do pecado. 4º) Uma razão a mais é que a água tem a especial virtude de refrigerar o corpo; de maneira semelhante, o Batismo diminui consideravelmente o ardor das paixões desordenadas.

   TRÊS MODOS DE ABLUÇÃO.
   Há três maneiras de se fazer a ablução no Batismo: por infusão, por imersão e por aspersão. a) INFUSÃO: quando se derrama água no corpo; b) IMERSÃO: quando se mergulha o corpo na água; c) ASPERSÃO: quando se asperge a água na pessoa do batizando.
   Os três modos já foram usados na Igreja. No princípio, empregava-se muito o Batismo por imersão; mas os próprios ATOS dos APÓSTOLOS nos referem vários Batismos que dificilmente foram administrados com o sistema de imersão. Por exemplo, o Batismo que São Paulo recebeu das mãos de Ananias (Atos, IX, 18; XXII, 16); o Batismo das 3.000 pessoas convertidas após o discurso de São Pedro no dia de Pentecostes (Atos, II, 41): - só foram possíveis por infusão ou aspersão. Além disso, vê-se, nos escritos dos Padres da Igreja e Concílios, que se dava o Batismo por infusão aos doentes que jaziam no leito.
   Atualmente, toda a Igreja do rito latino pratica o Batismo por infusão.

  II - FORMA.
   A forma exata e completa do Batismo são as palavras: "EU TE BATIZO EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO."
   Assim o ensinou Nosso Senhor, quando prescrevia aos Apóstolos em São Mateus: "Ide, ensinai todos os povos, e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."
   Consta, como vemos, de três elementos: a) o ato do ministro que está batizando; b) a pessoa que está sendo batizada; e c) a invocação expressa e distinta da Santíssima Trindade.
   Diz-se "em nome" e não "nos nomes", porque o têrmo "nome aqui não se refere às Pessoas, mas designa a natureza de Deus que é uma e una. No Sacramento do Batismo, operam juntamente todas as Pessoas da Santíssima Trindade.

   Segundo disciplina antiga, deita-se três vezes água na cabeça do batizando, formando de cada vez o sinal da cruz e pronunciando AO MESMO TEMPO as palavras do rito.
   Quem deita a água, deve ser sempre a MESMA PESSOA que pronuncia a fórmula.
   Faz-se a ablução de preferência na cabeça, que é a parte mais nobre do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário