Jesus Cristo instituiu o Batismo como meio de salvação. É impossível salvar-se sem ser membro de Cristo. E é o Batismo que nos torna membros de Jesus Cristo. Daí é necessário este Sacramento a todos os homens para a salvação. "QUEM NÃO RENASCER PELA ÁGUA E PELO ESPÍRITO SANTO, NÃO PODE ENTRAR NO REINO DO CÉU".
Por isso a criancinha, morta, sem o Batismo, não entra no reino do Céu, mas vai para o Limpo, onde não sofrerá, porque é inocente, mas gozará de uma felicidade natural, porém não da felicidade sobrenatural.
Quando for impossível receber o Batismo de água, que é o normal, este pode ser substituído ou suprido por dois outros, excepcionais: que são os batismos de SANGUE e de DESEJO.
BATISMO DE SANGUE é o MARTÍRIO, o sacrifício da vida por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim aconteceu com Santa Emerenciana, (irmã de leite de Santa Inês), que foi martirizada pelos pagãos. Nosso Senhor que afirmou: "Aquele que perder a sua vida por minha causa, encontrá-la-á." (S. Mat. XVI, 25) - não condenará aquele que sacrificou sua vida por Ele. É por este motivo que a Igreja celebra a festa dos Santos Inocentes, que Herodes mandou matar por ódio a Jesus.
Este privilégio do martírio, enquanto supre o Batismo de água, é para todos: adultos e crianças.
O BATISMO DE DESEJO (também chamado: batismo de fogo): consiste em um ato de perfeito amor de Deus, ou de contrição, unido ao desejo, ao menos implícito, de receber o batismo de água. É evidente que isto só se aplica aos adultos. Só eles são capazes daqueles atos.
Nosso Senhor assegurou: "Aquele que me ama, será amado por meu Pai e eu o amarei". S.Jo. XIV, 21).
O MÁRTIR DÁ A VIDA POR CRISTO; O QUE DESEJA O BATISMO, LHE DÁ SEU AMOR.
Estes dois batismos justificam a alma e a tornam membro de Cristo, mas não são sacramentos nem imprimem caráter.
Suprem o Batismo de água, mas não deixam de ter uma relação com ele: o batismo de desejo inclui o desejo do batismo de água; e o batismo de sangue inclui o batismo de desejo.
Já que não são sacramentos, não dispensam de receber o Batismo de água, havendo oportunidade.
DISPOSIÇÕES PARA RECEBER O BATISMO
Para receber validamente o Batismo, o ADULTO deve ter a intenção de ser batizado.
Para recebê-lo com fruto, é preciso mais:
a) ter fé;
b) ter a atrição, que é o arrependimento dos pecados cometidos, com um princípio de amor de Deus.
c) o temor da justiça divina e a esperança em sua misericórdia;
d) o conhecimento dos principais mistérios da fé. Às criancinhas, nada pede a Igreja.
Rev. Padre, sua bênção!
ResponderExcluirFicou-me uma dúvida quanto ao Batismo de Desejo. Se ele só se aplica a adultos, como entender o caso de uma criança que morre no ventre materno? O desejo dos pais católicos em batizar essa criança não lhe confere o Batismo de Desejo? A alma dela iria para o Limbo?
Em Cristo e Maria. Renato.