SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O BATISMO: NATUREZA E EFEITOS

   BATIZAR  é uma palavra grega que quer dizer: mergulhar na água, lavar. Batismo significava primitivamene o mesmo que purificação, ablução ou banho. Atualmente só se empregam estes dois termos em sentido específico. Batismo designa o primeiro Sacramento da Igreja; batizar é administrar o Sacramento do Batismo.
   O BATISMO É O SACRAMENTO QUE NOS REGENERA PELA GRAÇA EM JESUS CRISTO, NOS FAZ CRISTÃOS, FILHOS DE DEUS E DA IGREJA.

Pelo nascimento natural, somos filhos de Adão, membros da humanidade e herdamos de nossos primeiros pais o pecado original. Não somos filhos de Deus, apenas suas criaturas. O Batismo é que nos faz renascer (regenera) para Deus, apagando de nossa alma o pecado original e infundindo-nos a graça santificante, tornando-nos participantes da natureza divina, filhos adotivos de Deus, herdeiros do céu.

   Os  EFEITOS do  BATISMO são os seguintes:
1º . Apaga todos os pecados: o pecado original, nas criancinhas; o pecado original e os atuais (pessoais), se houver, nos adultos.
2º . Perdoa todas as penas, temporais ou eternas, devidas pelos pecados pessoais. No Batismo não há, como na Penitência, comutação de penas, mas sim: remissão total delas.
   Apaga também, depois desta vida terrena, as penas devidas pelo pecado original. Não nos livra contudo, nesta existência mortal, dos sofrimentos e da concupiscência, que é a inclinação para o mal, o apetite desregrado, contrário à razão.
   Por que o Batismo não nos livra dos sofrimentos e da concupiscência? - Para que nos sirvam como campo de luta, como ocasião de virtudes, donde poderemos colher muitos méritos, maiores frutos de glória e prêmios mais abundantes.
3º . Confere a graça santificante primeira, fazendo-nos passar de estado de pecado para o estado de graça.
   A graça sacramental, própria do Batismo, é graça regeneradora, isto é, de renascimento. Dá-nos uma nova vida:  a vida divina, pela qual nos tornamos filhos adotivos de Deus e herdeiros da eterna salvação.
   A graça é acompanhada pelo cortejo das virtudes sobrenaturais infusas (Fé, Esperança e Caridade: virtudes teologais; - Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança: virtudes cardeais) e também dos SETE DONS do Espírito Santo.
   A alma batizada, justificada pela graça santificante e enriquecida com as virtudes e os dons sobrenaturais, se torna TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO.
4º . Imprime na alma o caráter de cristão.
   O caráter batismal é um sinal espiritual e indelével que marca para sempre nossa alma como pertencente a Jesus Cristo. É uma participação nos sacerdócio de Cristo, que nos ordena ao culto público. Incorporando-nos a Jesus Cristo e a sua Igreja, seu Corpo Místico, o Batismo nos faz membros de Cristo e membros da Igreja.
   Além disto, o caráter batismal nos torna capazes de receber os outros sacramentos.
5º . O derradeiro efeito que o Batismo produz em nós, e ao qual todos os mais parecem subordinar-se, é o abrir para cada um de nós as portas do céu, que antes estavam fechadas, por causa do pecado. Pela recepção do Batismo, adquirimos direito líquido ao Paraíso celeste. Em virtude desse direito, as crianças batizadas que morrem antes de ter chegado ao uso da razão, vão diretamente ao céu. Nós, embora só após a morte possamos gozar deste direito, podemos nos considerar desde já e devemos viver como CIDADÃOS DO CÉU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário