SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CONFISSÃO - A ACUSAÇÃO DOS PECADOS

   I - Confissão é a acusação dos pecados cometidos depois do batismo. Quando se diz CONFISSÃO  entendem-se duas coisas: o Sacramento da Confissão ou Penitência; e o ato de contar os pecados ao confessor. Aqui estamos falando neste último sentido. Portanto confissão neste sentido é a acusação dos pecados cometidos depois do Batismo, feita a um sacerdote aprovado para dele receber a absolvição. 

   II - QUALIDADES DE UMA BOA CONFISSÃO. 
   Para ser boa, a confissão deve ter 3 qualidades: 1ª - Humilde; 2ª - sincera; 3ª - inteira.
   1ª - HUMILDE:  quer dizer que o penitente deve colocar-se diante do seu confessor como um réu diante de seu juiz, com muita humildade e submissão.

   2ª -  SINCERA: quer dizer que é necessário declarar os pecados como eles são, sem os aumentar, nem diminuir, nem desculpar.
   Quem fosse tentado a faltar à sinceridade na confissão deveria considerar duas coisas: a) que os que se confessam sem sinceridade não recebem o perdão dos pecados e cometem um sacrilégio; b) que os pecados confessados ficarão sempre ocultos, debaixo do inviolável sigilo sacramental.

   3ª - INTEIRA: quer dizer que se devem acusar todos os pecados mortais cometidos: o número, a espécie e as circunstâncias que mudam a espécie de pecado. O penitente deve acusar os pecados exatamente como os conhece, dando como certos os que são certos, como duvidosos os que são duvidosos, e responder com franqueza as perguntas justas do confessor. 
   Para que a confissão seja inteira é preciso que atenda a certas condições. Vejamos o que o penitente deve declarar, o que pode declarar e o que não deve declarar na confissão.

   a) O que o penitente deve confessar (MATÉRIA NECESSÁRIA): todos os pecados mortais cometidos depois do Batismo e ainda não perdoados diretamente pela absolvição (espécie, número e circunstâncias graves ou que alteram a espécie do pecado). Também são matéria necessária os pecados mortais que, por esquecimento, foram omitidos em confissão anterior.

   b) O que o penitente pode confessar (MATÉRIA LIVRE): os pecados veniais e os pecados duvidosos.
   Embora não seja obrigatória a confissão das faltas veniais, é bom acusá-las também para afervorar a contrição e obter um perdão mais eficaz. É melhor e mais proveitoso para a alma, contanto que não seja escrupulosa, declarar os pecados duvidosos para sossego da consciência.

   c) O que o penitente não deve declarar na confissão: os pecados dos outros, circunstâncias inúteis ou pormenores ociosos, relatório das próprias qualidades, etc.
    Pelo que acima ficou explicado, podemos concluir:
   1) Se o penitente não tem pecado mortal na consciência, basta acusar os pecados veniais cometidos e ainda não confessados. Se nem estes houver, basta acusar algum pecado mortal ou venial JÁ PERDOADO, renovando a contrição. Isto é MATÉRIA SUFICIENTE. 

   2) Imperfeições e pecados duvidosos que se acusassem, fora de qualquer outra falta, constituiriam MATÉRIA INSUFICIENTE. Isto significa que o confessor nem pode dar a absolvição. 

   III - CONFISSÃO GERAL.
   Para assegurar a integridade da confissão, ou seja, para remediar os defeitos da confissões precedentes, é coisa muito útil fazer confissão geral.
   Confissão geral é a acusação dos pecados de toda a vida ou de um período de tempo considerável. 

   Iniciamos a confissão assim: "Padre, dai-me a vossa bênção porque pequei. Há (tantos dias, meses, anos) que não me confesso e os meus pecados são...
   No fim da acusação diz: Peço perdão também para os meus pecados esquecidos e os da vida passada. 


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário