INTRODUÇÃO
Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, veio ao mundo para salvar os homens: livrá-los do pecado e restituir-lhes a graça. Consumou sua obra morrendo na Cruz, oferecendo ao Eterno Pai condigna satisfação e merecendo para os homens a salvação eterna. Para continuar sua obra redentora, para que os frutos de Sua Paixão fossem aplicados a cada homem, Jesus instituiu a IGREJA. A ela confiou o tríplice poder de ensinar, reger e santificar os homens. Os principais meios de santificação e salvação, instituidos por Jesus e confiados à Igreja são: OS SACRAMENTOS.
A GRAÇA É UM DOM DE DEUS QUE JORRA DA FONTE DA CRUZ E É COMUNICADA PELA IGREJA AOS HOMENS ATRAVÉS DOS CANAIS DOS SACRAMENTOS.
A GRAÇA É UM DOM DE DEUS QUE JORRA DA FONTE DA CRUZ E É COMUNICADA PELA IGREJA AOS HOMENS ATRAVÉS DOS CANAIS DOS SACRAMENTOS.
NOÇÃO E EXPLICAÇÃO DE SACRAMENTO
I - Sentido da palavra sacramento:
Antigamente, a palavra sacramento era usada pelos escritores eclesiásticos para significar coisa sagrada que se conserva oculta, mistério. Depois, passou a ter o sentido específico designando os sinais sensíveis que produzem a graça.
II - NOÇÃO: SACRAMENTO É UM SINAL SENSÍVEL E EFICAZ DA GRAÇA, INSTITUÍDO POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PARA SANTIFICAR NOSSAS ALMAS.
Explicação desta definição: Sinal, segundo Santo Agostinho, é aquilo que, atuando sobre os nossos sentidos, nos leva ao conhecimento de outra coisa.
Há sinais naturais: a fumaça, por ex., é sinal do fogo; há sinais convencionais, inventados e instituídos pelos homens: por ex., a bandeira é símbolo da Pátria; o preto indica luto; os números, as palavras, a escrita, os gestos.
Os sacramentos não são sinais naturais nem convencionais, mas simbólicos, escolhidos e instituídos por Jesus para significar a graça. São sinais sensíveis, isto é, que se percebem pelos sentidos; sinais visíveis, de uma graça invisível. São sinais eficazes: não só representam exteriormente, mas produzem, por vontade e poder de Deus, a graça que simbolizam.
Em cada sacramento existe uma tríplice virtude de significar. Em primeiro lugar, cada qual recorda um fato passado: a Paixão de Cristo; depois, assinala e mostra um fato presente: a nossa santificação; por último, anuncia um fato futuro: a vida e felicidade eterna.
Um exemplo esclarece melhor a explicação. No Batismo, o derramar a água na cabeça da criança e as palavras "Eu te batizo", isto é, te lavo, te purifico, são um sinal sensível da graça que dá o Batismo; daí a semelhança: assim como a água lava o corpo e o purifica, assim a graça conferida pelo Batismo purifica do pecado a alma.
REQUISITOS: MATÉRIA, FORMA E MINISTRO
Para que haja um sacramento são necessárias três coisas:
1ª - MATÉRIA: que é o elemento sensível, que significa a graça divina de modo indeterminado, como a água no Batismo; ou então uma ação material e visível, como a imposição das mãos na Ordenação.
2ª - FORMA: é o elemento que determina a matéria a significar de modo distinto a graça que o Sacramento produz. É constituída pelas palavras que o ministro diz no ato de administrar o Sacramento.
3ª - MINISTRO: é a pessoa que confere o Sacramento, unindo a forma à matéria, com intenção de fazer o que faz a Igreja. Esta intenção é necessária para o valor do Sacramento.
NÚMERO
SETE SÃO OS SACRAMENTOS DA IGREJA: 1º - BATISMO; 2º - CONFIRMAÇÃO OU CRISMA; 3º - EUCARISTIA; 4º - PENITÊNCIA OU CONFISSÃO; 5º - EXTREMA-UNÇÃO OU UNÇÃO DOS ENFERMOS; 6º - ORDEM; 7º - MATRIMÔNIO.
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